Investimentos de U$ 95 milhões garantem transportes para 350 mil passageiros por dia

Programa Integração Centro liga ferroviárias e amplia conexões da rede metropolitana de trens com o metrô

ter, 13/11/2001 - 20h14 | Do Portal do Governo

O objetivo do projeto Integração Centro (ligação Barra Funda-Roosevelt), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – é estabelecer a ligação entre as malhas ferroviárias das regiões Leste e Oeste da Capital paulista, além de ampliar as conexões da rede metropolitana de trens com o sistema de metrô. O investimento será de US$ 95 milhões, sendo US$ 45 milhões financiado pelo Banco Mundial (Bird). O projeto deverá estar concluído em setembro de 2002, garantindo o transporte de 350 mil passageiros por dia.

As obras englobarão um trecho ferroviário de sete quilômetros, entre as estações Brás, Luz e Barra Funda. Nesse trecho, a malha viária será ampliada para permitir a integração física entre as redes metropolitanas de trens. Além da ampliação da via permanente, que incluirá a implantação de nova rede aérea e sistemas de telecomunicações e de sinalização, o projeto prevê a readequação funcional e a restauração arquitetônica da Estação Brás, da gare da Estação da Luz e pequenas adaptações na Estação Barra Funda.

Em uma segunda fase, a Estação da Luz, prédio tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado, será restaurada, para ficar o mais próximo possível da concepção arquitetônica original, de 1900. Nessa etapa, a CPTM terá a parceria da Fundação Roberto Marinho, que buscará patrocinadores para implantar na estação o Memorial da Língua Portuguesa.