Investimentos: Coreanos desejam investir no Expresso Aeroporto da CPTM

Durante o encontro, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, ressaltou o processo de modernização da empresa

ter, 26/10/2004 - 20h49 | Do Portal do Governo

Depois de assistir a uma apresentação técnica do projeto ‘Expresso Aeroporto’ da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na tarde desta terça-feira, dia 26, na Capital, uma comitiva, formada por empresários dos setores de transporte, área financeira e econômica, e congressistas da Coréia do Sul, demonstrou real interesse na participação do empreendimento.

Liderada por Moon Deok Yoon, consultor do congresso coreano, a missão manifestou, formalmente, ao presidente da CPTM, Mário Bandeira, o desejo de implementar a nova linha, que fará a ligação entre o centro de São Paulo ao aeroporto internacional de Guarulhos. ‘Nossa visita prova que a Coréia tem o maior interesse no Expresso Aeroporto’, afirma Yoon. São três principais elementos que influem no sucesso dos grandes projetos, segundo Yoon: ‘experiência, know-how tecnológico e o investimento’.

A apresentação ficou a cargo do gerente de Projetos de Transporte da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, que, durante 1h30, explicou os detalhes do empreendimento e respondeu a dúvidas da comitiva sobre a viabilidade do projeto.

De acordo com outro membro da missão, Choi Yong Kyu, o assunto será colocado como prioridade na agenda da visita do presidente da Coréia do Sul ao Brasil em novembro. ‘Essa equipe veio ao país para confirmar a qualidade do projeto da CPTM’, diz Kyu.

Durante o encontro, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, ressaltou o processo de modernização pelo qual a empresa vem passando nos últimos anos. ‘Estamos de braços abertos para absorver melhores tecnologias e aplicá-las no sistema ferroviário. Para nós essa visita é uma honra e o investimento coreano é muito bem vindo’.

Expresso Aeroporto

O projeto será realizado através de parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da CPTM, e a Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária). Prevê-se a utilização de recursos públicos e privados.

Em princípio, o trajeto terá 31 quilômetros de extensão, em nova via exclusiva, ligando a Barra Funda ao aeroporto de Cumbica, em 20 minutos. Essa opção inicial poderá ser mudada, com o objetivo de diminuir os valores de investimentos. No momento, a CPTM estuda essas alternativas para minimizar os custos e aportar novas receitas, além de definir modelos de participação. O início da obra está previsto para 2005/2006.

Na mesma via, mas de forma independente, será implantado o trem de Guarulhos, permitindo a ligação entre as duas maiores cidades da região metropolitana: São Paulo e Guarulhos. O investimento dos dois projetos é da ordem de US$ 572 milhões.

Da assessoria de imprensa da CPTM
C.A.