Investimento público deve incentivar iniciativa privada, diz Alckmin

Durante primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento, Alckmin reiterou necessidade de ajuste fiscal

qua, 19/02/2003 - 20h45 | Do Portal do Governo


‘A iniciativa privada responde hoje por 83% dos investimentos no Brasil, cabendo ao setor público apenas 17%. Ao contrário, na década de 70, os investimentos públicos representavam dois terços do total,’ disse o governador Geraldo Alckmin, após a primeira reunião do Comitê do Desenvolvimento Sustentável, nesta quarta-feira, dia 19, no Palácio dos Bandeirantes.

Por isso, é necessário criar condições para que o ‘investimento público, que é pouco, possa alavancar os empreendimentos privados, e foi que discutimos e avaliamos,’ disse o governador.

Durante a reunião, que contou com a participação dos secretários responsáveis pelo setor de infra-estrutura e economia, o governador reiterou a necessidade de um grande ajuste de natureza fiscal, eficiência nos gastos públicos, contenção de todo o tipo de gasto e esforço na linha do desenvolvimento.

A questão da logística, da infra-estrutura , da educação para o trabalho com as escolas técnicas, o corredor de exportação e o desenvolvimento para gerar emprego, renda e trabalho, fora os temas abordados na reunião.

Ao ser indagado sobre o novo aumento taxa básica de juros, Alckmin disse esperar que seja transitória: ‘é um remédio amargo para que se crie condições para que ela possa ser reduzida e o País poder crescer.’ Para ele, a medida mostra que o governo toma algumas medidas não porque quer, mas porque são necessárias. ‘Governar é isso, é ter coragem para tomar medidas em determinados momentos para se preservar um bem maior e evitar a volta da inflação e a corrosão do valor da moeda.’

O governador reiterou sua posição de uma ampla reforma, mais que tributária, mas uma reforma que discuta não só o imposto, mas também receita, despesa e responsabilidades.