Investimento: Primeira Escola Agrícola do Centro Paula Souza recebe recursos do Proep

Parte do recursos será para a criação do Centro de Formação e Difusão de Tecnologia para a Agricultura Familiar e Assentamentos da Reforma Agrária

seg, 08/10/2001 - 9h50 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Galvão, de Itapetininga e mantida pelo Centro Paula Souza, receberá recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Ministério da Educação e do Desporto.

O ato será oficializado durante o Encontro Nacional de Educação Profissional ‘Cidadania e Trabalho’, que acontece nesta segunda-feira, dia 8, no Memorial da América Latina.

A escola vai receber mais de R$ 1,4 milhão destinados à criação do Centro de Formação e Difusão de Tecnologia para a Agricultura Familiar e Assentamentos da Reforma Agrária.

Além de equipamentos de informática, a verba será aplicada também na infra-estrutura física dos prédios (reforma e construção), na compra de materiais pedagógicos, na capacitação docente e na contratação de consultoria e serviços, sempre visando o reordenamento da educação profissional.

O novo Centro de Formação vai atender a comunidade local, além dos moradores de assentamentos rurais da região. Vai oferecer inicialmente cursos rápidos com duração entre 40 e 80 horas, como os de Agronegócio, Agricultura Familiar, Piscicultura, Cunicultura, Cooperativismo, Apicultura, além do curso técnico Agropecuário em Regime de Pedagogia de Alternância, este com previsão de início em 2002.

Pedagogia da Alternância

A Pedagogia da Alternância surgiu no sudoeste da França em 1953, a partir da iniciativa de pequenos produtores rurais que queriam oferecer aos seus filhos formação adequada para que eles continuassem trabalhando na agricultura.

Para isso, formaram a primeira Casa Familiar Rural, que começou com quatro jovens de 13 a 14 anos, que passavam uma semana na Casa e duas semanas com suas famílias – daí o termo ‘Alternância’.

Atualmente existem 500 Casas Familiares Rurais na França. No Brasil, as primeiras experiências datam em 1968, e há projetos nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Data: Segunda-feira, dia 8 de outubro de 2001
Horário: 10 horas
Local: Parlatino, Memorial da América Latina – Av. Auro Soares de Moura – Andrade, nº 664 – São Paulo-SP.