Investimento: Primeira Escola Agrícola do Centro Paula Souza recebe recursos do Proep

A cerimônia terá a participação do Ministro da Educação, Paulo Renato Souza

sex, 05/10/2001 - 16h37 | Do Portal do Governo

A Escola Técnica Estadual (ETE) Edson Galvão, de Itapetininga e mantida pelo Centro Paula Souza, receberá recursos do Programa de Expansão da Educação Profissional (Proep), do Ministério da Educação e do Desporto.

O ato será oficializado durante o Encontro Nacional de Educação Profissional ‘Cidadania e Trabalho’, nesta segunda-feira, dia 8, no Memorial da América Latina.

A escola vai receber mais de R$ 1,4 milhão, destinado à criação do Centro de Formação e Difusão de Tecnologia para a Agricultura Familiar e Assentamentos da Reforma Agrária.

Além de equipamentos de informática, a verba será aplicada também na infra-estrutura física dos prédios (reforma e construção), na compra de materiais pedagógicos, na capacitação docente e na contratação de consultoria e serviços, sempre visando o reordenamento da educação profissional.

O novo Centro de Formação vai atender a comunidade local, além dos moradores de assentamentos rurais da região. Vai oferecer inicialmente cursos rápidos com duração entre 40 e 80 horas, como os de Agronegócio, Agricultura Familiar, Piscicultura, Cunicultura, Cooperativismo, Apicultura, além do curso técnico Agropecuário em Regime de Pedagogia de Alternância, este com previsão de início em 2002.

O que é Pedagogia da Alternância

A Pedagogia da Alternância surgiu no sudoeste da França em 1953, a partir da iniciativa de pequenos produtores rurais que queriam oferecer aos seus filhos formação adequada para que eles continuassem trabalhando na agricultura. Para isso, formaram a primeira Casa Familiar Rural, que começou com quatro jovens de 13 a 14 anos, que passavam uma semana na Casa e duas semanas com suas famílias – daí o termo ‘Alternância’.

Atualmente existem 500 Casas Familiares Rurais na França. No Brasil, as primeiras experiências datam em 1968, e há projetos nos estados da Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e Pernambuco.

Assinatura do Convênio para a criação do Centro de Formação e Difusão de Tecnologia para a Agricultura Familiar e Assentamentos da Reforma Agrária
Dia – 8 de outubro, às 10h
Local – Parlatino, Memorial da América Latina, av. Auro Soares de Moura – Andrade, 564