Investimento: Grupamento Aéreo de Bauru comemora primeiro ano e ganha monomotor

Região terá mais 21 motos para o policiamento

sex, 07/10/2005 - 16h55 | Do Portal do Governo

Para comemorar seu primeiro ano, a Base Operacional do Grupamento Aéreo da Polícia Militar em Bauru recebe, neste sábado (8), uma nova aeronave. O monomotor Cesna 210, resultado de uma apreensão relacionada ao tráfico de drogas, será utilizado principalmente em operações de apoio à Polícia Ambiental.

“A aeronave serve muito bem para as atividades em que será empregada”, diz o tenente Alexandre José Gomes, da Subseção de Controle e Revisões do Grupamento Aéreo. O monomotor é equipado com GPS, o que facilita a descoberta de crimes ambientais – que depois são averiguados, em terra, pela Polícia Ambiental (PA).

O novo monomotor já foi pintado como as aeronaves da Polícia Militar: em vermelho, branco, preto e cinza. “O Cesna 210 poderá ser usado também em transporte de órgãos para transplante e, quando necessário, na locomoção de autoridades pelo Estado”, explica o capitão Silvio Luiz Frank, comandante da base de Bauru.

Gomes afirmou que a escolha da região foi estratégica: “Bauru está no centro do Estado. É mais fácil partir para qualquer ponto do Interior”. A Base de Bauru é a terceira em São Paulo; as outras estão em Campinas e em São José dos Campos. Está prevista para este ano a inauguração da quarta, na Praia Grande, litoral Sul do Estado, informou Frank.

O Estado conta hoje com cinco aviões. Além deste Cesna 210, há dois monomotores e dois bimotores. Todos provêm de apreensões, relacionadas também ao tráfico ou ao contrabando.

Hangar

Um hangar foi construído – com o patrocínio de empresários da região – especialmente para receber a aeronave. O primeiro vôo será realizado na cerimônia deste sábado (8), quando a base receberá também um carro-tanque para seu helicóptero.

Além disso, 21 motos serão entregues para o policiamento ostensivo em municípios cobertos pelo Comando de Policiamento do Interior 4 (CPI-4; Bauru). As cidades contempladas são Bauru e Lençóis Paulista (4º Batalhão de Polícia Militar do Interior); Marília e Bastos (9º BPM/I); Jaú, Bariri, Barra Bonita e Dois Córregos (27º BPM/I); Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo (31º BPM/I); Assis, Cândido Mota e Tarumã (32º BPM/I) e Lins (44º BPM/I). Os futuros motoristas e os comandantes dos Batalhões estarão no evento.

São esperadas cerca de 300 pessoas, entre elas o comandante geral da Polícia Militar, coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges, os patrocinadores do hangar e deputados. O evento terá, ainda, exibição de vídeo sobre a atuação do Grupamento Aéreo em Bauru.

O helicóptero da base acumulou, neste primeiro ano, 350 horas de vôo. Com ele, o policiamento da região fez 544 intervenções, deteve 86 pessoas, apreendeu 23 armas e localizou 18 automóveis.

O início da solenidade está previsto para as 11 horas deste sábado, no aeroporto de Bauru, na rua Odilon Braga, s/n.

Luisa Destri
C.A.