Investimento: Ciência e Tecnologia leva apoio do Governo para pólo de bijuteria em Limeira

Reunião servirá para identificar os problemas enfrentados pelo setor e apresentar soluções

qua, 11/06/2003 - 16h20 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 12, o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, estará em Limeira participando de uma reunião de trabalho com os empresários do setor de bijuteria e folheados. Considerada a Capital Nacional do Folheado, Limeira conta com 310 empresas do ramo, que geram 5.715 empregos diretos e indiretos.

O Pólo de Bijuterias e Folheados de Limeira fatura anualmente R$ 211,75 milhões, respondendo por 37% do mercado interno, que atinge R$ 572,30 milhões. De 1996 a 2000, o setor registrou um crescimento de 30,8% em relação ao número de estabelecimentos na cidade de Limeira e 32,8% em oferta de emprego.

Esta é a quarta reunião de trabalho que o Governo Estadual realiza para alavancar os negócios dos Arranjos Produtivos Organizados espalhados por várias regiões do Estado. A primeira aconteceu em Birigüi, com os empresários do Pólo de Calçados Infantis; a segunda em Santa Gertrudes, com produtores do Pólo de Cerâmica de Revestimentos; e a terceira em Porto Ferreira, com os industriais do Pólo de Cerâmica Vermelha e Artística. Até o final deste ano, Meirelles deverá visitar 25 Arranjos Produtivos Organizados em todo o Estado.

A partir desses encontros, ele pretende colocar sua Secretaria à disposição do empresariado paulista para que sejam eliminados os gargalos que emperram o aumento da produção e, consequentemente, das exportações dos produtos de São Paulo. Nessas reuniões, os empresários expõem todas as dificuldades que encontram para produzir, comercializar, exportar; o Governo do Estado oferece ajuda para solucionar, de maneira ágil e eficiente, todos os entraves. Para Meirelles, “essas reuniões devem ser objetivas, diretas, pois os problemas devem ser resolvidos com urgência”.

Nos encontros já realizados, o secretário deixou claro que as visitas às regiões são unicamente destinadas a reuniões de trabalho. Como explicou aos empresários de Porto Ferreira, a intenção da comitiva não é colher louros. “Se houver elogios, é sinal de que estamos fazendo bem o nosso trabalho, mas isso é obrigação do Governo. Queremos ouvir as críticas. Só assim podemos identificar onde estão as falhas. Nossa missão é ajudar a desenvolver a economia da região, para gerar mais trabalho e renda”.

A iniciativa faz parte do novo Modelo de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo que visa, sobretudo, a geração de trabalho e renda por meio da ampliação do mercado externo, com a valorização dos produtos de qualidade que as indústrias paulistas desenvolvem e aproveitando o potencial econômico das regiões do Estado.

O Secretário Meirelles e os integrantes de sua equipe – Luigi Giavina-Bianchi, José Zeno Fontana e Marco Antonio Castelo Branco, Assessores Especiais – promoverão duas reuniões na cidade de Limeira, ambas voltadas para o mesmo foco – o desenvolvimento econômico do Estado.

No período da manhã, eles se reúnem com aproximadamente 50 empresários do setor de jóias e bijuterias. No período da tarde, com lideranças políticas e empresariais em geral de 27 cidades da região: Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal. Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

Serviço:
Reunião de Trabalho com Arranjo Produtivo Organizado de Limeira
Data:Quinta-feira, 12 de junho de 2003
Local: Hotel Carlton Plaza
Endereço: Rua Boulevar De La Loi nº 601 – Centre Ville- Limeira
Horários:das 09h00 as 12h00 –
das 14h00 as 17h00

Por Isa Santos,
da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 3331-0033 ramais 1374 / 1388/ 1384
V.C.