Investigação no Zôo: Secretário Meirelles afirma que melhor resposta da população é visita

O secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, concedeu entrevista coletiva

sex, 27/02/2004 - 20h51 | Do Portal do Governo

‘Visita ao Zôo é a melhor resposta’. Foi o que disse o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, durante entrevista coletiva realizada na tarde dessa sexta-feira, dia 27, na sede da Secretaria.

Segundo Meirelles, o Zoológico de São Paulo é um dos maiores do mundo e recebe quase 1,5 milhão de pessoas por ano e faz parte da vida de todos. ‘Pedimos solidariedade à população para que visite o Zôo, em especial neste momento, pois estamos todos chocados, desde 24 de janeiro, com a morte de 59 animais’.

Indagado sobre os atuais procedimentos do Governo do Estado em relação às mortes dos animais até a presente data (três chipanzés, três antas, quatro dromedários, um elefante, um bisão, um orangotango, dois macacos caiararas e quatro micos leões de cara dourada, numa lista agigantada por 40 porcos-espinho), o secretário enfatizou que, além da plena atuação da secretaria da Segurança Pública e da Polícia Militar, a vigilância foi redobrada, com a aquisição de mais câmeras e veículos motorizados.

Afastados temporariamente apenas para efeito da investigação, 16 funcionários que lidavam com a ração estarão de volta nesta segunda-feira, para a função antiga ou para o desempenho de novas tarefas, num remanejamento habitual. Ao todo, 484 pessoas fazem parte do quadro de funcionários do Parque.

A média mundial de mortes em Zoológicos no mundo, segundo Paulo Bressan, diretor do Zôo, varia de 15 a 20%. Este ano, dos 121 óbitos até agora, 59 se devem ao envenenamento por fluoracetato de sódio, veneno proibido no Brasil.

Os indicativos de mortes dos últimos anos no Zôo paulista foram os seguintes: em 2001, morreram 530 animais dos 4.096 (13%); em 2002, foram 625 óbitos no acervo de 4.195 animais (15%); no ano passado, morreram 634 entre 3.863 (16%). Atualmente o Zôo de São Paulo dispõe de 3.750 animais e segundo Meirelles o Governo paulista garante que todos os animais mortos serão repostos por permuta, preferencialmente.

Qualquer informação pode ser dada pelo telefone (11) 3032-3234

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo