Intervias: Projeto Escola apresenta novas dinâmicas na capacitação de professores

Educadores que participam da capacitação receberão todo material didático

sáb, 06/03/2004 - 16h41 | Do Portal do Governo

O Projeto Escola Intervias realiza nos dias 7, 8 e 9 de março, domingo, segunda e treça-feira, a capacitação de 60 educadores de 11 novas escolas a serem acompanhados pelo programa de educação de trânsito a partir desse ano. A capacitação, que traz novidades em dinâmica, acontece na Repúbllica Lago, em Leme, onde os educadores também ficarão hospedados. Junto aos professores, também participam do programa 19 representantes das Secretarias Municipais de Educação das cidades atendidas pelo Sistema Intervias e 6 diretoras regionais de ensino que abrangem a área atendida, que estarão avaliando o programa implantado nas escolas.

A novidade este ano é a dinâmica desenvolvida pela coordenadora do Projeto Escola, Maria José Finardi, para trabalhar os valores que fazem parte do programa de educação de trânsito. “Esse ano temos um local ótimo para trabalhar os conteúdos desenvolvidos, através de atividades diferenciadas, seguidas de dinâmicas de análise”, declara a pedagoga.

Através de atividades como barco a remo, arvorismo, trampolim acrobático, entre outras, os educadores poderão relacionar sentimentos de pânico, medo, estresse, equilíbrio, companheirismo e outras reações com o comportamento no trânsito. “Desta forma veremos como podemos modificar nosso comportamento diante de dificuldades, trazendo esse conhecimento para o dia-a-dia, atingindo assim os objetivos da capacitação”, declara Maria José Finardi.

Além das atividades diurnas, que conta com vasta programação, os educadores também terão dinâmicas à noite e programas para integração, já que ficarão hospedados no local.

Os educadores que participam da capacitação receberão todo material didático utilizado no Projeto Escola, e ao longo do ano terão todo suporte, estrutura e organização necessários, através da coordenadora pedagógica. Os professores receberão ao final da capacitação o certificado de participação, além de kits promocionais.

Além desses novos professores, o Projeto Escola já capacitou 112 educadores para desenvolvimento do seu programa de educação no trânsito, envolveu outros 5.490 professores, atendeu 176 escolas públicas e trabalhou direta e indiretamente 135.556 alunos.