Intervales: Parque Estadual comemora dez anos com vários eventos culturais

Festa de aniversário do parque, que atrai anualmente visitantes de todos os países, terá concerto, apresentações e mostras artísticas

seg, 30/05/2005 - 20h45 | Do Portal do Governo

Área que abriga um dos maiores e mais bem conservados remanescentes de mata atlântica do País, o Parque Estadual Intervales – administrado pela Fundação Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente – comemora seu décimo aniversário, em junho, com uma série de eventos. Situado a 270 quilômetros da capital, próximo ao município de Ribeirão Grande, sudoeste do Estado, é um dos últimos refúgios para espécies ameaçadas de extinção e recebe, a cada ano, aproximadamente 10 mil visitantes.

Mono-carvoeiro, onça-pintada e jacutinga são alguns dos animais em situação de risco encontrados na região. A relação de pássaros e aves, com mais de 400 espécies, contém raridades como o curiango-tesourão e o pica-pau-de-cara-canela. Tal diversidade proporcionou a inclusão do parque no roteiro internacional de observadores de aves, contribuindo para a presença de ingleses, suecos, alemães e outros visitantes do exterior. Soma-se à variedade de animais a vegetação composta por grande número de espécies, como a canjerana, copaíba e jequitibá.

A principal atração da festa de aniversário será um grande concerto ao ar livre, reunindo 70 instrumentistas da Orquestra de Sopros Brasileira, pertencente ao Conservatório de Tatuí. Promovida pela Fundação Florestal, a apresentação está programada para o dia 5 de junho, às 10 horas, na sede do parque.

O concerto faz parte também da 15ª edição do Acorde para o Meio Ambiente, projeto idealizado pela Pró-Cultura Marketing Cultural e realizado em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente, que também comemorará nessa data o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na abertura do concerto, subirão ao palco grupos folclóricos regionais, que apresentarão o Fandango de Tamancos e a Dança das Palminhas. Completam a programação uma mostra da artista plástica Ângela Leite sobre a fauna e a flora da mata atlântica, uma exposição de produtos do desenvolvimento sustentável das comunidades do entorno e uma mostra fotográfica sobre os dez anos do parque, organizada com o apoio do Museu Geológico Valdemar Lefèvre, do Instituto Geológico. O público poderá saborear delícias da culinária local como o rojão e o encapotado de frango. Na véspera, será realizado baile animado pelo violonista Levi Ramiro.

Caminho dos Lagos – Durante o evento, serão assinados termos de cooperação técnica entre a Fundação Florestal e as prefeituras de Guapiara e Ribeirão Grande. O objetivo é realizar a recuperação ambiental e paisagística das estradas vicinais que ligam os núcleos urbanos dessas localidades à sede do parque.

Segundo a diretora-executiva da Fundação Florestal, Antonia Pereira de Avila Vio, a melhoria das estradas e da paisagem servirá para atrair mais turistas, abrindo novas oportunidades de geração de renda para a região, que tem enorme potencial para o desenvolvimento do ecoturismo. ‘Além de proporcionar a recuperação da beleza cênica, essas parcerias trarão benefícios à natureza, com a ampliação da área verde e o melhor controle da erosão, evitando o assoreamento dos canais de drenagem naturais’, explica Antonia.

O dia do aniversário será marcado ainda pela reabertura da trilha Caminho dos Lagos, que passou por reformulação no traçado e na sinalização para poder receber crianças e pessoas da terceira idade. Trata-se de uma trilha de dois quilômetros, que pode ser percorrida sem dificuldade, na qual o visitante contempla um belo lago e atravessa trechos bem conservados de mata atlântica, além de conhecer atrativos naturais como o Morro do Cruzeiro. Em comemoração à data, serão plantadas árvores nativas da flora regional, como quaresmeiras, ipês e palmeiras juçara (palmito).

Opções de passeios para todo mundo

O nome Intervales vem de sua localização entre os vales dos rios Paranapanema e Ribeira de Iguape. A área foi adquirida pela Fundação Florestal em 1987, e transformada em parque em 1995. No seu território de 41,7 mil hectares, concentram-se cerca de 50 cavernas (12 abertas à visitação), 30 trilhas oficiais, 7 cachoeiras e diversos mirantes. A sede, a 25 quilômetros de Ribeirão Grande, tem uma recepção, cinco pousadas (com apartamentos de três a seis leitos), restaurante, centro de lazer e alojamento para pesquisadores.

No entorno de Intervales, estão atrações turísticas praticamente inexploradas. É o caso do trecho de mais de 15 quilômetros do Rio das Almas, com ruínas da canalização para o garimpo de ouro da época dos jesuítas. O diretor do parque, Maurício de Alcântara Marinho, lembra que Intervales é um dos lugares do País onde o ecoturismo começou a funcionar de forma organizada.

O parque tem opções de passeios para todos os gostos. O visitante pode simplesmente fazer piquenique e uma pequena caminhada à beira de um lago ou se aventurar por cavernas e cachoeiras. Os monitores que acompanham os freqüentadores são uma atração à parte. Moradores da própria região, têm grande conhecimento prático sobre a fauna e a flora locais.

De São Paulo, o melhor roteiro para se chegar ao parque tem início na Rodovia Castelo Branco (SP-280), que deve ser percorrida até o km 129. Nesse ponto, deve-se entrar no acesso para Tatuí, seguindo pela SP-127 até Capão Bonito e, depois, pela SP-181 até Ribeirão Grande. A partir daí, são 25 quilômetros por estrada de terra bem conservada até a entrada do parque.

Serviço
Nos dias 4 e 5 de junho, a entrada no parque será gratuita.
Informações sobre Intervales e a festa de dez anos pelos telefones (15) 3542-1245/1511 ou (11) 6997-5063/5014.

Paulo Henrique Andrade
Da Agência Imprensa Oficial