Internos da Febem Tatuapé participam de Missa do Dia das Mães

Governador Geraldo Alckmin e presidente do Fundo Social de Solidariedade Maria Lúcia Alckmin estiveram na cerimônia

dom, 11/05/2003 - 17h10 | Do Portal do Governo

Aproximar a família do menor infrator com o apoio da religiosidade – vínculos que foram se perdendo com o tempo – é um dos instrumentos que podem ajudar na recuperação destes adolescentes. Com este objetivo, o Governo do Estado promoveu uma missa neste domingo, dia 11, data em que se comemora o dia das mães, na unidade da Febem Tatuapé, onde estiveram presentes 200 internos (de um total de 1.300 internados nas 17 unidades do complexo) que apresentaram bom comportamento durante o ano. Eles foram escolhidos, para assistir com as mães, a cerimônia que foi celebrada pelo padre Marcelo Rossi e pelo bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom Fernando Figueiredo. Participaram da missa o governador Geraldo Alckmin e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Lúcia Alckmin.

Durante a cerimônia, o padre Marcelo falou sobre a importância da segunda chance na vida do ser humano. Compartilhando da mesma opinião, o governador Alckmin disse que os erros e os acertos fazem parte da vida. ‘Estamos aprendendo todos os dias, nos corrigindo, melhorando com os erros. Todo mundo tem direito a uma segundo chance’. Ele destacou as ações que o governo vem fazendo para melhorar a Febem. Citou a construção de unidades menores no Interior (para que os internos fiquem mais perto da família); a desativação das unidades 30 e 31 da Febem Franco da Rocha; a agenda educativa; a parceira com a iniciativa privada que vai permitir a qualificação profissional de 2 mil internos pela Fundação Bradesco (iniciada recentemente com o curso de informática). A próxima será com a rede MC Donald’s, que vai oferecer 500 vagas no Interior do Estado( a iniciar-se na cidade de Ribeirão Preto).

‘Este é o grande desafio. Fazer com que os adolescentes saiam de cabeça erguida, que se qualifiquem e tenham educação para o trabalho e renda’, comentou Alckmin. Ele observou que foi com este intuito que colocou a Febem sob a direção da Secretaria da Educação. ‘São Paulo deu um exemplo para o Brasil. Outros Estados que tinham sua Febem subordinada às secretarias da Justiça e da Segurança estão fazendo o mesmo’.

O Governo quer diminuir o número de adolescentes infratores em restrição de liberdade. ‘Estamos fazendo um grande esforço em oferecer condições ao Poder Judiciário para que ele possa desinternar, sabendo que o jovem estudou, qualificou-se profissionalmente e que tem condições de ter emprego com carteira assinada’, afirmou Alckmin.

Internos voltam para a Febem Franco da Rocha nesta quarta-feira, dia 14

Sobre a volta dos menores à Febem de Franco da Rocha que foram transferidos, parte para a Casa de Custódia de Taubaté, e outros para as penitenciárias de Hortolândia e Avaré, o governador disse que vai cumprir a decisão da justiça e que até o próximo dia 14, os 99 adolescentes estarão de volta .’ Foi uma medida de urgência. Uma questão de segurança para os próprios jovens que estavam internados lá’, observou.

O secretário da Educação, Grabriel Chalita, comentou que a Febem de Franco da Rocha passou por uma reforma e que com a construção de novas unidades espera não ter mais nenhum modelo parecido com este complexo e nem com a unidade do Tatuapé. ‘A Febem no Interior não causa nenhum tipo de problema. Gera emprego e atividade econômica para o município. A gente encontra mais dificuldade em grandes cidades como Guarulhos, mas o prefeito diz agora que está à disposição’, detalhou.

Sobre este assunto, Alckmin disse que a resistência das cidades vem diminuindo. ‘A população está entendendo que o problema do adolescente infrantor não é só do governo. É da sociedade, dos prefeitos e o setor privado está ajudando’.

Atualmente com 5.500 internos no Estado, o Governo vem construindo mais unidades para atender os menores da Febem. Ainda este mês será entregue a unidade de Vila Maria (com capacidade para 120 menores) na Capital. Outra unidade está em construção em São José dos Campos. A cidade de Santos também terá uma Febem e está em negociação a construção de uma na região do ABC paulista.

Esperança

Assistindo pela primeira vez uma missa, acompanhada pelo seu filho D.L.S, 19 anos, a dona-de-casa Maria José da Sivla estava emocionada. Há um ano seu fiho está internado na Febem. Infração: assaltou uma firma e participou de seqüestro em Guarulhos. ‘Não valeu a pena. O dinheiro acabou rápido. Não quero dar mais desgosto para minha mãe’, confessa o adolescente que sai em junho da unidade e já trabalhou como vendedor e fez cursos de produção de vídeo, artesanto em vela e de computação, na unidade. Com o terço na mão, devota de Nossa Senhora Aparecida, Maria José espera comparecer mais vezes às missas com seu filho e fez promessas para ele não enveredar mais para a vida do crime.

Valéria Cintra