Internos da Febem Brás assistem missa do Padre Marcelo

Governador Alckmin e a presidente do Fussesp, Lu Alckmin, acompanharam a cerimônia

sex, 19/12/2003 - 16h42 | Do Portal do Governo


O refrão da música ‘É Preciso Saber Viver’ marcou a formatura de 68 jovens da Fundação Para o Bem Estar do Menor (Febem) do Brás que concluíram o Ensino Fundamental e Médio neste ano. No final da cerimônia, realizada nesta sexta-feira, dia 19, na unidade do Brás, o governador Geraldo Alckmin deu uma boa notícia aos sete formandos que concluíram o antigo colegial.

A partir de 2004 eles farão o curso universitário de graça, com os custos arcados pelo Governo do Estado. Para isso, é preciso que os jovens trabalhem como monitores do programa Escola da Família Espaço da Paz, que consiste em abrir as seis mil escolas da rede estadual aos finais de semana para que pais e filhos participem das diversas atividades recreativas agendadas.

A medida se estenderá às 69 unidades da Febem implantadas em todo o Estado, e contempla o adolescente que tenha concluído o Ensino Médio, tenha tido bom comportamento e esteja em vias de ser desinternado.

‘Acredito firmemente na recuperação desses menores. Este é o trabalho que tem que ser feito com uma grande agenda educativa. Com a família perto, erguendo a auto-estima destes jovens. Este final de ano foi emocionante e motivo de muita alegria. Eles superaram obstáculos terminaram o Ensino Fundamental e receberam o diploma’, declarou.

Precedendo a cerimônia de formatura, foi realizada uma missa celebrada pelo Padre Marcelo Rossi e por Dom Fernando Antonio Figueiredo, bispo de Santo Amaro. Durante a pregação, Padre Marcelo enalteceu a importância de se dar a segunda chance àqueles que erraram e optaram por um outro caminho na vida. Alckmin comentou que o Governo vem dando a estes jovens a segunda chance por meio de empregabilidade, dos estudos e cursos profissionalizantes.

Dirigindo-se aos internos, o secretário Chalita afirmou que ‘sempre haverá pedras em nossos caminhos, porém é preciso ter for força de vontade e esperança para superá-los. ‘É preciso seguir o caminho da simplicidade e do amor. O mundo carece de paz. As pessoas não podem desfazer-se uma da outra porque não são da mesma etnia ou da mesma origem social’, aconselhou.

Ex-interno pretende fazer curso de Direito

Além de poder cursar uma faculdade no ano que vem, o menor Silva (nome fictício) recebeu uma outra boa notícia confidenciada por Alckmin. A partir de hoje ele já está em liberdade. Emocionado e abraçado ao governador, ele disse que está tendo a segunda chance para mudar de vida e pretende fazer o curso de Direito no ano que vem. ‘Nestes oito meses que fiquei na Febem deu para colocar o pensamento no lugar e acreditar mais em mim mesmo’, revelou.

Lecionando a matéria de Português há três anos na Febem do Brás, a professora Yara Lupetti, ficou surpresa e orgulhosa ao saber que os meninos poderão cursar uma faculdade. ‘A gente sente que fez parte deste crescimento. E percebemos que o nosso empenho não foi em vão – nos dá mais força para continuarmos’, assinalou. Ela disse que se sente mais realizada dando aula aos internos na Febem do que numa sala de aula. ‘Os grupos são menores e por serem carentes, eles nos dão mais atenção. Aqui os vínculos são mais fortes’, comparou.

Neste ano estão se formando, em todas as 69 unidades da Febem, 178 jovens da 1ª a 4ª séries, e 319 de 5ª a 8ª séries, além de 216 do Ensino Médio. No total, estão matriculados em escolas formais, 5.634 internos da Febem (86,6% dos 6.500 acolhidos em todas as unidades). Os restantes são jovens em regime de internação provisória que seguem Programa de Educação e Cidadania.

Somente no Complexo Brás, estão matriculados na escola formal 950 dos 1.300 adolescentes internados nas sete unidades: 246 de 1ª a 4ª série, 525 de 5ª a 8ª série, e 179 em Ensino Médio.

Durante o evento, o Centro de Referência Mário Covas doou à Febem oito mil livros paradidáticos destinados à formação de 17 bibliotecas em unidades de internação.

Empresas como Mc Donald’s e Mister Sheik estão possibilitando aos menores se reintegrarem à sociedade

O programa de reeducação da Febem vem priorizando a regionalização do atendimento em unidades menores; o fortalecimento da agenda educativa do adolescente – com enfoque em atividades profissionalizantes. Para possibilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, o Governo vem firmando parcerias com empresas como a rede de lanchonete Mc Donald’s e a casa de esfhia Mister Sheik, A Fundação Bradesco capacitou adolescentes no curso de informática que estão trabalhando na Secretaria Estadual da Educação.

Além disto, a Febem oferece aos jovens as seguintes atividades:

  • Oficinas profissonalizantes: fotografia, culinária, mecânica, marcenaria, pintura, construção civil, informática, decoração em vidros, educação ambiental, confecção de instrumentos musicais, entre outros.
  • Atividades culturais: oficinas de música, teatro, dança, artes plásticas, capoeira, circo, entre outras.
  • Atividades esportivas: Projeto de skate e de futebol.

    Valéria Cintra