Internet: Portal da USP recebe quase 800 mil visitantes por mês

Portal deverá oferecer notícias com outros canais multimídia, como arquivos de imagem, áudio e animações

sex, 17/10/2003 - 10h18 | Do Portal do Governo

No ar desde 2001, o portal da USP (www.usp.br) é, atualmente, um dos sites universitários mais visitados do mundo. A informação foi divulgada pelo Ibope eRatings, que comprovou a boa posição do portal em pesquisa realizada no mês de setembro. No ano que vem, o site passará por uma série de reformulações, dinamizando ainda mais seus serviços.

O USPonline recebe, mensalmente, 790 mil usuários únicos, o que acarreta num total de 2 milhões de page views no período. A quantia é superior à de universidades famosas mundialmente, como Oxford (com 202 mil visitantes), Massachusetts Institute of Technology, o MIT (com 664 mil) e Califórnia, que é visitado mensalmente por 777 mil pessoas. O site recebe, por mês, aproximadamente 1,8 mil e-mails, dos quais 70% são válidos e têm resposta personalizada.

De todas os acessos ao portal, apenas 30% são realizados por internautas dentro de um dos seis campus da USP. E, mesmo com a impossibilidade de se precisar a origem dessas visitas, acredita-se que a maior parte é feita por pessoas externas à universidade, especialmente de outros países, como os latino-americanos e ibéricos.

Notícias reformuladas

Atualmente em fase de reformulações, o www.usp.br buscará diferenciar sua seção de notícias. ‘Não é só porque se trata de um portal que temos de trabalhar apenas com notícias em tempo real, curtas e rápidas’, acredita Daniela Bertocchi, diretora do USPonline. O portal deverá oferecer, nos próximos meses, notícias que se valerão de outros canais multimídia, como arquivos de imagem, áudio e animações.

O USPonline mantém, há dois anos, um convênio com o Portal Universia (www.universiabrasil.net), projeto do Banco Santander que congrega não só universidades brasileiras, mas também argentinas, chilenas, colombianas, espanholas, mexicanas, peruanas, portuguesas, porto-riquenhas e venezuelanas. O Universia, além de manter dois bolsistas no USPonline, que são responsáveis pela interface entre ambos os portais, ainda colabora com infra-estrutura.

Da Agência USP
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)