Interessados em comprar as ações da Sabesp podem fazer a reserva até o dia 8 de maio

Governo do Estado está ofertando 16,2% das ações da empresa estatal

qua, 24/04/2002 - 14h31 | Do Portal do Governo

A partir de hoje, as pessoas interessadas em comprar as ações da Sabesp já podem fazer a reserva. O Governo do Estado vai vender 16,2% do capital votante, o equivalente a 4,6 bilhões de ações ordinárias da estatal. Parte das ações será oferecida tanto para o mercado interno quanto para o internacional, sendo que neste último a venda será em ADRs. Ainda não há um preço definido para as ações que poderão ser adquiridas até o dia 8 de maio. Mesmo com parte da venda das ações, o Governo do Estado continua como acionista controlador da companhia com cerca de 85% do capital.

A venda das ações obedece as normas determinadas pelo Novo Mercado criado pela Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A apresentação da venda do produto da estatal já foi realizada para as empresas brasileiras, informa o presidente do Programa Estadual de Desestatização (PED), Mauro Arce. “Amanhã será feita a apresentação na Europa e nos Estados Unidos”.

Tanto os funcionários da empresa quanto as pessoas que comprarem no varejo (setor voltado para os pequenos investidores) terão um desconto de 5% na aquisição das ações. Ao contrário do que aconteceu com as vendas das ações da Petrobrás e da Companhia Vale do Rio Doce, não será permitido ao trabalhador usar o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS).

Investidores institucionais e estrangeiros só poderão comprar as ações depois do prazo de reserva destinados às pessoas físicas no país.

O valor mínimo de aplicação para os investidores de varejo que quiserem comprar os papéis diretamente da empresa, para não pagar a taxa de administração cobrada pelos fundos, será de R$ 1 mil. Já os que escolherem pela compra via fundos de investimentos poderá aplicar um mínimo R$ 300,00.

Valéria Cintra