Interdição: Vigilância Sanitária proíbe uso de produtos da Oft Vision

nd

qui, 17/04/2003 - 13h00 | Do Portal do Governo

O Centro de Vigilância Sanitária (CVS), da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, alerta aos hospitais e clínicas para que não utilizem os produtos da empresa Oft Vision.

O CVS multou e interditou a empresa após realizar vistoria para apurar denúncias contra a solução oftálmica Oft Visc (2% seringa lote ME2SE0203), e contra as lentes OftSol (250 e 500) que estavam, de fato, com a qualidade comprometida e teriam ocasionado danos irreparáveis ao aparelho visual em alguns pacientes.

Após a vistoria, o CVS determinou ainda, conforme publicação na última quarta-feira, dia 16, no Diário Oficial do Estado, a proibição da comercialização e uso dos produtos da empresa; o recolhimento pela empresa fabricante das unidades vendidas e solicitou aos estabelecimentos de saúde que tenham utilizado os produtos da empresa que relatem ao CVS, através do fax (011) 3257-7650, possíveis ocorrências com seus pacientes.

As medidas tomadas pelo Centro de Vigilância Sanitária foram conseqüência da constatação de uma série de irregularidades como: a falta de treinamento dos funcionários, o armazenamento inadequado dos produtos e ainda a constatação da liberação de produtos para a venda antes da conclusão dos testes de esterilidade. Na empresa foram encontrados também documentos contendo reclamações dos serviços de saúde que usaram os produtos, tais como, lente intra-ocular com grau diferente do inscrito na caixa, reação alérgica, infecção grave e até perda da visão em alguns pacientes submetidos a tratamento com esses produtos.

Da Assessoria de Imprensa do CVS

C.C.