Intercâmbio: USP e Unicamp fecham acordo com Politécnico de Torino

Objetivo é estimular o desenvolvimento tecnológico, identificar áreas de interesse e oportunidades de negócios

seg, 24/11/2003 - 12h40 | Do Portal do Governo

Acordo de cooperação entre a Escola Politécnica da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Politécnico de Torino prevê oportunidade de intercâmbio acadêmico e estágio para universitários brasileiros e italianos. A iniciativa, que inclui a idéia de levar estudantes dos últimos anos de engenharia para que concluam o curso na Itália e obtenham o duplo diploma, tem como objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico, estreitar vínculos entre os representantes empresariais envolvidos e identificar áreas de interesse e oportunidades de negócios.

Segundo o Secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, o duplo diploma significa a validação no mercado europeu. “Acordos como esse colocam São Paulo num patamar de qualidade internacional. Isso prova que não há ninguém no mundo melhor do que nós. Há iguais”, diz ele. O secretário ressalta também que a idéia é estender esse benefício para outras áreas, como ciência e tecnologia. “Contatos com outros países estão sendo feitos com o mesmo objetivo”, conclui.

Participaram da assinatura do acordo, que tem validade de três anos, o reitor da USP, professor Adolpho Melfi, o vice-reitor do Politécnico de Torino, professor Carlo Nardi e o professor Rodolfo Zich, presidente do Instituto Superior de Telecomunicações Mario Boella.

Em 2000, a USP celebrou acordo nos mesmos moldes com universidades francesas. Atualmente há oito brasileiros estudando na França e um francês no Brasil. O reitor da USP explica que esse tipo de projeto tem um custo muito elevado. “Manter um estudante na Europa não sai por menos do que 700 Euros por mês”, diz Melfi.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)