Intercâmbio: Seminário reúne diretores de escolas britânicas na secretaria da Educação

Este é o primeiro encontro de diretores escolares do Reino Unido no Brasil.

seg, 02/06/2003 - 16h50 | Do Portal do Governo

Profissionais se dividirão em três grupos que visitarão as escolas dos Estados de São Paulo, Ceará e Santa Catarina

O secretário de Estado da Educação e Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Prof. Gabriel Chalita, se reuniu com o representante do Conselho Britânico, Adrian Odell, e mais 12 diretores de escolas britânicas, nesta segunda-feira, dia 2, com o objetivo de realizar um intercâmbio de experiências sobre gestão escolar entre o Brasil e a Inglaterra.

Durante o encontro, o secretário enfatizou a filosofia aplicada na rede pública estadual baseada nas habilidades cognitiva, social e emocional, além da valorização do professor com o projeto de inclusão digital e o bolsa mestrado. ‘O processo de aprendizagem é complexo em qualquer lugar do mundo. Criamos a escola da família com o objetivo de abrir as 6.100 escolas da rede nos fins de semana atraindo a comunidade. O desafio de equilíbrio é envolver educandos e educadores’, exemplificou o secretário.

Desde 1999, o Consed e o Conselho Britânico vêm estudando atividades conjuntas de cooperação, sempre voltadas para a melhoria da gestão educacional. A iniciativa denominada Briefing Seminar estará de hoje a 9 de junho analisando o sistema educacional brasileiro com enfoque na liderança dos diretores de escolas e a gestão escolar.

Para o representante do Conselho Britânico no Brasil, Adrian Odell, a visita dos diretores deve contribuir para o fortalecimento das diretrizes pedagógicas entre os dois países. ‘Vamos compartilhar problemas, sonhos e desafios’, concluiu Odell.

Os diretores são representantes de parte das 100 escolas do bairro de Lewisham, distrito situado no sudeste da capital londrina. As escolas estão divididas da seguinte forma: 12 secundárias, 70 primárias e 8 escolas especiais.

O bairro possui uma comunidade escolar culturalmente diversa, com uma população predominantemente afro-caribenha. Cerca de 2 mil professores e igual número de funcionários de apoio trabalham nessas escolas. Mesmo tendo desafios, as escolas de Lewisham apresentam resultados excepcionais.

Luciane Salles e Adriana Oliveira
da Secretaria da Educação

M.J.