Intercâmbio: Delegação da China visita a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho

Delegação se interessou pelo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego

seg, 01/12/2003 - 16h27 | Do Portal do Governo

Delegação da China composta de 16 pessoas, da Província de Shandong, chefiada pelo Sr. Chai Haishan, Diretor do Departamento de Treinamento e Emprego do Ministério do Trabalho e Segurança Social da China, visitou nesta segunda-feira, dia 1º, a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, para conhecer os diversos programas da SERT.

A Delegação da China foi recebida pelo Secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, pelo Coordenador de Operações da Sert, Arlindo Afonso Alves, pelo Diretor Executivo do Banco do Povo Paulista, Guaracy Fontes Monteiro Filho, pelo coordenador do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, Haroldo Shoji e pelo Coordenador do Programa Estadual de Qualificação e Requalificação Profissional, Luiz Carlos Gutierrez.

O Coordenador de Operações da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Arlindo Afonso Alves, fez um relato detalhado dos programas da Secretaria.

Dos Programas da Secretaria, a Delegação Chinesa se interessou pelo Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego (PEAD), que tem por objetivo reintegrar o trabalhador desempregado, da Região Metropolitana de São Paulo, ao mercado de trabalho, por meio de uma atividade produtiva e cursos de qualificação profissional e pelo Banco do Povo Paulista, que é um programa de financiamentos para micro e pequenos empreendedores formais e informais com juros de 1% ao mês, que têm dificuldade para obter crédito para capital de giro ou para investimentos fixos, e que funciona em parceria com as Prefeituras Municipais, com a finalidade de gerar renda e manter o auto-emprego.

Em seguida, a Delagação da China, visitou as instalações da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, onde conheceu o Banco do Povo Paulista e a Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.