Intercâmbio: Comitiva coreana visita campus da Unicamp

Intuito foi conhecer a experiência da Universidade em transferência de tecnologias e incubadoras de empresas

sex, 28/02/2003 - 10h39 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unicamp


Por Isabel Gardenal

Uma delegação da Coréia, representada pelo prefeito da cidade de Busan Cosmopolitan, Park Soo Won, e pelo supervisor do Departamento da Busan Technopark, Hyo Kyung Kang, visitou a Unicamp ontem, dia 27. Os dois foram recebidos pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários Rubens Maciel Filho, pelo engenheiro Davi Sales – gerente da Incamp (Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp) e pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori).

O objetivo desse primeiro contato com a Universidade foi conhecer melhor a experiência da Unicamp em transferência de tecnologias e incubadoras de empresas, com vistas a uma futura colaboração entre as duas partes. Os coreanos souberam da excelência da Unicamp em pesquisa e tecnologia através de um órgão da Coréia que atua semelhante a um ministério de indústria e comércio – a Kotra.

Resultou dessa reunião a intenção de dar prosseguimento a novos contatos, predominantemente para intercâmbio de professores entre a Unicamp e as universidades da Coréia, e vice-versa. Naquela cidade, são 26 as universidades locais, sendo que 20 delas possuem o sistema de incubadoras, sendo que a Technopark faz a transferência de know-how sobretudo nas áreas de informática, automobilística, indústria naval e sistemas de tráfico portuário.

Para o pró-reitor Maciel, esse intercâmbio poderá ser bem-sucedido, tendo em vista notícias de que a cidade de Busan Cosmopolitan possui alto grau de organização de transferência de tecnologia. A cidade tem experiências anteriores nesta linha com países como a China e o Vietnã.
A comitiva coreana ainda visitou o Escritório de Difusão e Serviços Tecnológicos, no Centro de Tecnologia, e seguiu para São Carlos.
Mais informações podem ser obtidas no site www.unicamp.br

V.C.