Integração: Programa Interior na Praia agita o litoral paulista

Nesta segunda-feira, dia 17, começam as viagens da segunda turma de estudantes em direção ao litoral

sex, 14/01/2005 - 10h28 | Do Portal do Governo

A edição 2005 do Programa Caravanas do Conhecimento – Interior na Praia, que começou no dia 10 de janeiro, é um sucesso entre a criançada, sendo notícia em toda a mídia do litoral e do Estado de São Paulo. O programa permite que as crianças que não poderiam viajar com recursos próprios, conheçam realidades completamente diferentes das que estão acostumadas a vivenciar em seu dia-a-dia, tendo a oportunidade de passar uma semana de férias no litoral.

As delegações dos municípios do Interior, Capital e Grande São Paulo já se preparam para a viagem rumo ao litoral paulista, nesta segunda semana (17 a 21 de janeiro) do Programa.

Nesta primeira semana, nem mesmo a chuva atrapalhou a alegria e a festa na praia e no banho de mar. Os visitantes puderam, ainda, participar de atividades como oficinas de biologia marinha, passeios a centros históricos, visitas a museus, parques e trilhas na Serra do Mar. As crianças aproveitaram para fazer novos amigos, brincar muito dentro das escolas e se deliciar tomando sorvete.

Grandes descobertas e aventuras são a tônica do Interior na Praia, que é o maior programa de turismo cultural realizado pelo Governo do Estado de São Paulo. Muitas das crianças puderam ver o mar pela primeira vez em suas vidas.

Nestas férias de verão, serão beneficiadas cerca de oito mil crianças entre 9 a 11 anos de idade, alunas de escolas estaduais e municipais de todo o estado de São Paulo e de creches e instituições mantidas pela Fundação Abrinq.

As viagens começam sempre às segundas-feiras, com retorno previsto para as sextas. Serão 204 delegações de 164 municípios visitantes.
As crianças têm como destino os municípios de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.

Confira a programação das atividades de lazer, culturais, esportivas das cidades hospedeiras acessando o site da Fundação Cepam na internet.

Funcionamento do Programa

Cada delegação é composta de 20 meninas e 20 meninos, um motorista, quatro monitores (um para cada dez crianças), um policial militar ou guarda municipal.

Todas as viagens são monitoradas pela Polícia Militar e Rodoviária através das faixas que identificam os ônibus. Na praia, os participantes do programa são observados pelo Corpo de Bombeiros e Guarda-Vidas.

As escolas da Rede Oficial de Ensino são adaptadas para receber as crianças. São oferecidos bonés, camisetas, cartazes, faixas, colchonetes e cinco refeições diárias, sendo café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Cepam

(LRK)