Integração é arma para combater a criminalidade

Sistema Único de Segurança prevê a união das polícias federal, estaduais e municipais contra o crime organizado

sex, 30/05/2003 - 15h18 | Do Portal do Governo


Sistema Único de Segurança, lançado em São Paulo, prevê a união das polícias federal, estaduais e municipais contra o crime organizado

Unir esforços. É com esta idéia que o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) será lançado em todos os estados brasileiros até o mês de julho. A implantação em São Paulo, realizada nesta sexta-feira, dia 30, é considerada fundamental pelo Ministério da Justiça para o sucesso do Programa. Além de ser o maior Estado do País, São Paulo já havia saído na frente em algumas propostas do SUSP, como a integração das polícias e o investimento em tecnologia nas corporações policiais.

As medidas iniciadas por São Paulo possibilitaram a redução dos índices de criminalidade em áreas de grande concentração populacional, como a Região Metropolitana, até mesmo numa época de grande desemprego. O governador Geraldo Alckmin elogiou o novo sistema. Para ele, a integração com a área federal é fundamental para a troca de informações permanentes, investimentos em inteligência policial e ampliação do sistema penitenciário.

Alckmin explicou que a partir da assinatura do SUSP, o Estado passa a ter acesso aos dois fundos do Governo federal, o Fundo da Segurança e o Fundo Penitenciário. “Não há integração sem a vinda de recursos”, defendeu. O governador disse que a integração entre as polícias paulistas foi iniciada com a compatibilização territorial entre os Distritos Policiais da Polícia Civil e as Companhias da Polícia Militar.

Da mesma maneira, o SUSP prevê a criação do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, que coordenará o sistema. O gabinete será composto pelo secretário da Segurança Publica; o comandante-geral da Polícia Militar; o delegado-geral da Polícia Civil; o superintendente da Polícia Técnico-Científica; o superintendente da Polícia Federal em São Paulo; e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Estado. Está prevista também a participação de representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público e de outros órgãos federais, estaduais e municipais.

O secretário-geral da Segurança Pública do Ministério da Justiça, Luís Eduardo Soares, destacou os seis princípios fundamentais do SUSP: a valorização profissional dos policiais; investimento na gestão do conhecimento, com a informatização; reorganização estrutural da Polícia; investimento em perícia, para melhorar as investigações; trabalho preventivo; e controle externo, com ouvidorias, corregedorias e conselhos comunitários. “Mas tudo isso não será suficiente, se não houver integração”, analisou.

Soares ressaltou que a autonomia de cada corporação policial será respeitada, mas que é possível avançar por meio de consensos. Segundo ele, o quadro da segurança brasileiro sempre foi marcado pela individualidade, pela divisão. “Enquanto isso, o crime se organizou. Agora, estamos revertendo essa situação”, afirmou. A cerimônia contou com a presença do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e do secretário da Segurança, Saulo de Castro Abreu Filho.

Rogério Vaquero