Instituto Florestal: Diretora toma posse nesta segunda-feira

Primeiro iniciativa será a realização de um plano de manejo dos parques estaduais

seg, 28/07/2003 - 20h12 | Do Portal do Governo

A nova diretora do Instituto Florestal(IF), a engenheira agrônoma, Maria Cecília Wey de Brito, tomou posse nesta segunda-feira, dia 28, em substituição a Valdir de Cicco.

Desde a sua criação, há 100 anos, é a primeira vez que uma mulher assume a direção do instituto. Durante o ato de posse, o secretário do Meio Ambiente, Professor José Goldemberg, salientou que espera empenho e transparência em todas as medidas tomadas pela nova administração.

O primeiro passo a ser dado é a realização de um plano de manejo dos parques estaduais administrados pelo IF e a instalação de conselhos consultivos que irão auxiliar na administração das 90 unidades de conservação distribuídas pelo Estado.

Outro fator relevante, ressaltado pelo secretário, é que os parques devem gerar seus próprios recursos. ‘ Cada unidade deve ser auto-suficiente e contar com a participação da sociedade e da iniciativa privada na sua gestão’, disse.

A nova diretora revelou estar otimista com a nova função e tem como meta revelar para a sociedade todos os benefícios e belezas naturais que podem ser encontrados em cada uma das unidades de conservação do Instituto Florestal. ‘Estou em casa e espero corresponder à todas as expectativas depositadas em mim pelo Secretário’, afirmou Cecília.

Maria Cecília Wey de Brito é doutoranda em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e professora da disciplina Planejamento de Manejo de Unidades de Conservação do curso superior da faculdade SENAC. Como experiência profissional destacam-se a coordenação do Programa Estadual para Conservação da Biodiversidade (PROBIO), a coordenação do núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e diversas publicações na área ambiental.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente/Cris Couto/L.S.