Instituto de Tecnologia de Alimentos promove curso sobre desidratação de frutas e hortaliças

Evento será entre os dias 15 e 17 deste mês na cidade de Campinas

qua, 08/05/2002 - 13h25 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), promoverá entre os dias 15 e 17 deste mês, em Campinas, o curso sobre desidratação de frutas e hortaliças.

O objetivo é transferir informações (teóricas e práticas) fundamentais para o processamento de frutas e hortaliças desidratadas, com ênfase nos aspectos tecnológicos, incluindo equipamentos para secagem. Abrange desde os processos convencionais mais simples, como as frutas-passas às tecnologias mais sofisticadas, que utilizam metódos combinados de conservação para obtenção de alimentos parcialmente desidratados.

Durante o curso, serão abordados os fundamentos sobre secagem de alimentos; secadores industriais para frutas e hortaliças; embalagem para hortaliças desidratadas; abordagem tecnológica sobre desidratação de polpa e suco de frutas; demonstrações em planta-piloto; produção de tomate parcialmente desidratado e marinado e controle de qualidade na indústria, entre outros temas.

Além de propiciar o prolongamento da vida útil desses produtos, a desidratação facilita o manuseio, transporte e estocagem. O processo pode ser utilizado para preservar os excedentes de produção durante a safra e também para agregar valor às hortifrutícolas.

Data: Dias 15, 16 e 17 de maio de 2002
Horário: Centro de Pesquisas e Desenvolvimento de Hortifrutícolas – Avenida Brasil, nº 2880 – Jardim Brasil – Campinas–SP.
Informações: saacomunica@sp.gov.br