Instituto de Pesos e Medidas vai fiscalizar comércio da Baixada Santista neste final de semana

Objetivo é coibir abusos e multar os infratores

sex, 18/01/2002 - 14h57 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 18, e até domingo, dia 20, o Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), órgão vinculado à Secretaria da Justiça, estará realizando fiscalização no comércio da Baixada Santista, com o intuito de descobrir irregularidades e multar os infratores.

Estarão na mira da fiscalização, a qualidade dos preservativos, materiais elétricos, o peso do pão francês e dos produtos de alimentação, higiene e limpeza, bem como produtos já embalados. Serão fiscalizados também restaurantes que vendem refeições por peso, composição de artigos têxteis, abastecimento das bombas de gasolina e avaliação de balanças utilizadas pelos comerciantes.

No sábado, dia 19, será a vez da Operação Bebidas, com verificação de sucos e água mineral. No domingo, dia 20 a Operação Café da Manhã vai analisar o leite integral, achocolatado, café solúvel e geleia.

Faz parte da campanha de fiscalização, um projeto de orientação ao consumidor nas praias, para alertar e conscientizar a população sobre as irregularidades encontradas no comércio. Até o carnaval, serão distribuídos folhetos educativos à população local e aos turistas, indicando dicas de como agir quando se sentirem lesados.

A operação que se estenderá até domingo, vai alcançar os municípios de Cubatão, Guarujá, Mongaguá, Itanhaém, Bertioga, Peruíbe, São José dos Campos, Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.