Instituto de Pesca promove em Santos seminário sobre pesquisas do setor

Palestras serão apresentadas até 13 de setembro, sempre às quartas-feiras

qui, 05/08/2004 - 12h35 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesca, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está realizando, em Santos, o Seminário “Pesquisa Pesqueira Marinha: Fazendo Ciência”. O evento, direcionado a representantes do setor pesqueiro, docentes, pesquisadores, técnicos e estudantes, é composto por palestras realizadas entre os meses de agosto e dezembro e debaterá temas como recifes artificiais, larvicultura do camarão marinho, utilização de potes na pesca de polvos, coleta de dados científicos em embarques na frota pesqueira comercial, estudo de idade e crescimento de peixes, além de projetos desenvolvidos pelo órgão no desenvolvimento e ampliação da cadeia produtiva do pescado.

Com sede em Santos, o Instituto de Pesca é uma das principais referências da pesquisa pesqueira no país. Com diversas unidades no Estado, o órgão desenvolve projetos nas áreas de pesca e de aquicultura, com ênfase em novas estratégias e tecnologias destinadas à melhoria do agronegócio do pescado e à sustentabilidade da qualidade ambiental.

Dentre as ações do Instituto de Pesca, pode-se destacar o projeto com mexilhões, que fez do município de Caraguatatuba o maior produtor do país, e o projeto de ostreicultura no litoral sul que gerou um sistema de criação de ostras na região entre marés, em viveiros do tipo “tabuleiro”. Atualmente, cerca de 30% da produção de ostras do Estado é representada pelos produtos de criação. Tal transformação estimulou a criação de uma cooperativa, a Cooperostra, que, sob a orientação do Instituto de Pesca, organizou o setor produtivo através da eliminação de intermediários, da melhoria da qualidade sanitária do produto e da melhor remuneração.

As palestras que compõem o Seminário “Pesquisa Pesqueira Marinha: Fazendo Ciência” serão apresentadas até o dia 13 de setembro, sempre às quartas-feiras a partir das 14h30, com entrada franca. A programação completa do evento está disponível no site www.pesca.sp.gov.br

Da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento

(LRK)