Instituto Butantan é pioneiro na fabricação da vacina contra o Rotavírus

Convênio foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin e a produção deve começar em 2006

qua, 23/02/2005 - 18h44 | Do Portal do Governo


O Instituto Butantan será o pioneiro no País na fabricação da vacina contra o rotavírus. A assinatura do convênio com o National Institute of Health (NIH), detentor dos direitos de produção, foi feita pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, dia 23, na sede do instituto, Zona Oeste da Capital.

Cerca de 135 milhões de crianças com menos de um ano de idade são infectadas pela doença anualmente em todo mundo, das quais 600 mil morrem vítimas de diarréia. Com o acordo, O Butantan receberá conhecimento e tecnologia para produzir a vacina já a partir de 2006, com distribuição prevista para 2007.

O governador Geraldo Alckmin destacou que a mortalidade infantil em São Paulo vem caindo ano a ano. ‘Com essa vacina vamos aumentar a proteção das crianças. Em 10 anos eram 24 mortes por mil nascidos, hoje são 14 por mil e há municípios em que o índice é de apenas um dígito’.

Ele lembrou que o Butantan é responsável por 85% da produção de vacinas brasileiras. ‘A idéia é que essa vacina faça parte do calendário nacional de vacinação reduzindo uma das principais causas de mortalidade infantil que é a diarréia. O governador destacou ainda que a importação da vacina custa US$ 25, e quando for fabricada no Brasil custará US$ 5.

O presidente da Fundação Butantã, Isaias Raw, disse que o vírus é transmitido por contaminação dos alimentos e mãos sujas e que o diagnóstico da doença é difícil, por isso a importância da prevenção através da vacina que é dada em duas doses.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, lembrou que em 2004, foram iniciadas as obras da primeira fábrica de vacina contra a gripe da América Latina que irá fabricar 20 milhões de doses contra o vírus Influenza, causador da gripe. E ressaltou os 104 anos do Instituto que serão comemorados este ano. ‘É um dos orgulhos do povo paulista’.

Carlos Prado