Instituto Butantan abre vagas para curso inédito de vacinas destinado à graduação

São oferecidas 25 vagas para curso que será realizado de 7 a 11 de abril

qua, 19/03/2003 - 10h17 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Instituto Butatan (IB) promove pela primeira vez o curso de extensão universitária Vacinas Bacterianas, Virais e Recombinantes. Será realizado de 7 a 11 de abril, das 8 às 12 horas. As 25 vagas abertas se destinam a alunos de graduação nas áreas de Ciências, Biológicas, Biomédicas, Farmacêuticas e Médica.

Para se inscrever, os interessados devem pagar taxa de R$ 25,00 e se dirigir à divisão cultural do IB ou enviar carta ou fax. ‘A idéia de criar o curso é tratar de temas não abordados nas universidades e difundir o papel curativo e preventivo das vacinas. Elas são mais úteis e efetivas no controle de doenças infectocontagiosas do que o uso de medicamentos para cura’, explica o biólogo Henrique Cânter.

Sob a coordenação da bioquímica Sally M. A. Prado, da divisão de desenvolvimento tecnológico e produção de serviço de bacteriologia, o curso abrangerá aspectos epidemiológicos das doenças preveníveis por vacinas, aspectos da produção, controle de qualidade, perspectivas futuras de produção e controle. As aulas e palestras serão ministradas por especialistas do instituto.

Novas vacinas

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o laboratório do IB garante a fabricação de vacinas e antígenos para a produção de soros. Sua produção de cem milhões de doses anuais de toxina tetânica e de 40 milhões de toxina diftérica – usadas na formulação da vacina tríplice DPT (difteria, pertussis e tétano) – é suficiente para atender à demanda nacional.

Produtor exclusivo da pertussis no Brasil, o IB produz a tríplice infantil DPT para a aplicação em todas as crianças brasileiras. Em 2001, parte da DPT passou a ser cedida à Fiocruz para a formulação de medicamento tetravalente, ao qual seria adicionado o antígeno da Hemophilus influenza B. A formulação da DPT-hemophilus com antígeno da hepatite B dará origem à vacina pentavalente.

Responsável pelo envasamento da vacina contra gripe, o IB está construindo laboratório para fabricar o medicamento. A previsão é que a partir de 2005 a produção atenda a necessidade do País. Ela é utilizada pelo Ministério da Saúde em campanhas de imunização contra a gripe em pessoas com mais de 60 anos de idade.

Programa de imunização

Desenvolvida com capacidade de produção de 50 milhões de doses por ano, a vacina recombinante contra hepatite B permitiu ao governo elaborar um programa de imunização para recém-nascidos, jovens e profissionais de risco.

Está em estudo a possibilidade de uma nova combinação de vacinas: o BCG e Hepatite B recombinante, para ser administrada na primeira etapa de vida. Isso possibilitará diminuição da dose de hepatite B e a aplicação poderá ser estendida a outras faixas etárias e em pacientes submetidos a tratamento de diálise, que regularmente não respondem ao medicamento.

SERVIÇO
O Instituto fica na Avenida Vital Brazil, 1.500, São Paulo-capital, CEP 05503-900, telefone (011) 3726-7222.

Claudeci Martins

(Fonte:www.butantan.gov.br)

(AM)