Instituto Biológico é tombado pelo Condephaat

nd

ter, 26/03/2002 - 15h30 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura aprovou o tombamento do Instituto Biológico, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo. A resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado.

Fundado em 1927, pelo governador Júlio Prestes, o Instituto Biológico sucedeu a antiga Comissão de Estudo e Debelação da Praga que ameaçava os cafezais paulistas, a broca do café. O tombamento, cujo o processo se arrasta desde 1995, abrange uma área de 122 mil metros quadrados e envolve cinco edifícios. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat – incluiu no processo as ruas internas e os 800 pés de café que serviram para as primeiras pesquisas do Instituto.

A construção da sede atual começou em 1928, mas foi concluída apenas em 1945, sendo interrompida diversas vezes por causa das turbulências políticas nesse período. Desde a fundação, o Instituto Biológico é ligado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e desenvolve pesquisas nas áreas da agricultura e criação de animais.

Mais informações na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, (0XX11) 5073-7899,
e-mail: saacomunica@sp.gov.br