Instituto Agronômico de Campinas comemora 115 anos

O evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin

qui, 27/06/2002 - 19h49 | Do Portal do Governo


Durante visita a Campinas para entregar viaturas policiais e agropecuárias, inauguração do Bom Prato e entregas de obras do Anel Viário, o governador Geraldo Alckmin participou das comemorações do 115º aniversário do Instituto Agronômico de Campinas – IAC, e destacou a importância do Instituto. ‘Temos em São Paulo o maior canavial e a maior atividade de citricultura do mundo. O Instituto Agronômico estuda os genomas de todas as doenças ligadas a estes segmentos para evitar perdas nas produções’.

No último ano, o Instituto Agronômico trouxe significativas contribuições para o agronegócio. Criou novas variedades que irão estimular o avanço de diferentes cadeias produtivas: soja, cana, milho, algodão, banana, flores (antúrio), além de outras que estão para chegar ao mercado, como o cultivo do feijão e da uva.

Na área de citricultura, o IAC foi selecionado no Programa Institutos do Milênio, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia no final do ano passado. O Instituto Agronômico coordena o único projeto de ciências agrícolas aprovado pelo Programa, que selecionou 17 dentre 206 apresentados.

O Instituto Agronômico se destacou também por outras realizações, em que obteve o reconhecimento pela relevância e inovação de seus trabalhos. A experiência e a tradição na pesquisa cafeeira se somaram à tecnologia de ponta sobre o assunto, tendo o IAC se destacado pela coordenação do Projeto Genoma Café. O Instituto Agronômico foi o responsável pelo pontapé inicial nessa importante pesquisa genômica, iniciada neste ano, de uma das principais culturas brasileiras

Gláucia Basile / Rogério Vaquero