Inscrições para os cursos profissionalizantes do Programa Profissão terminam nesta
sexta-feira, d

Estudantes podem se inscrever na escola onde estão concluindo o Ensino Médio

qui, 03/01/2002 - 9h11 | Do Portal do Governo

Estudantes podem se inscrever na escola onde estão concluindo o Ensino Médio

As inscrições para o Programa Profissão 2002, para os alunos da rede pública estadual que concluem o Ensino Médio, podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 4.

Os interessados podem se inscrever em suas escolas para uma das 50 mil vagas abertas em todo o Estado, distribuídas entre a Grande São Paulo e o Interior. A novidade em 2002 é o aumento do número de cursos oferecidos, que de 38 passou para 94. A ampliação no número de habilitações foi possível graças a novas parcerias fechadas pela Secretaria da Educação do Estado com entidades profissionalizantes. Além do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), passaram a fazer parte do Programa Profissão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Centro de Educação Tecnológica Paula Souza e a Escola Técnica Federal.

Com as novas parcerias, o Programa Profissão amplia as áreas atendidas pelos cursos, que tiveram como destaques este ano as especializações em Gestão de Negócios e Informática. Agora, os alunos que concluem o ensino médio poderão ter habilitações ligadas à indústria, além das já existentes nas áreas de comércio e serviços, atuando, por exemplo, com a moderna mecatrônica ou processamento de produtos agropecuários.

Os cursos do Profissão duram, em média, um ano e garantem certificados de conclusão ou diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além da habilitação, o projeto dá aos seus participantes noções de ética, cidadania, comportamento e relações humanas, preparando-os adequadamente para a entrada no mercado de trabalho.

Com a ampliação do número de cursos do Programa Profissão e a manutenção dos cursos profissionalizantes que a Secretaria já oferecia (como magistério, contabilidade, enfermagem, metalurgia, mecânica, química, secretariado, entre outros), o atendimento aos jovens em 2002 será de 95 mil pessoas. ‘O Programa Profissão é uma iniciativa pioneira que reflete nosso esforço para garantir ao jovem da rede estadual de ensino as habilidades necessárias para sua vida como cidadão e trabalhador’, afirma a secretária da Educação, Rose Neubauer.

A lista de cursos e informações adicionais foram publicados em caderno especial do ‘Diário Oficial’ e também estão disponíveis no site da Secretaria Estadual da Educação: www.educacao.sp.gov.br

Resultados 2001

Antes mesmo de terminar o ano, ou mesmo o curso, muitos dos participantes das primeiras turmas do Profissão já estão estagiando ou trabalhando. Empresas como a Cisco Systems, por exemplo, absorveram jovens qualificados pelo Estado no curso Suporte a Redes de Computadores e também um estudante qualificado na área de criação e produção publicitária. E os exemplos não param por aí. A pequena empresa Maclau Propaganda, localizada na Zona Leste da capital, empregou o aluno Odirlei Dias dos Santos, 20 anos, da área de publicidade.

No programa, surgiram também pequenos empreendimentos. Três jovens que fizeram o curso de Assistente em Gestão Empresarial correram atrás de um sonho: ter uma fábrica de sandálias e chinelos em Jandira, município da Grande São Paulo. A idéia surgiu dentro de sala de aula. O grupo, inclusive, chegou a produzir uma pequena quantidade de produtos, em maquinário emprestado pelo pai de um deles. Muitos itens já estão sendo comercializados.

Outros casos relatam que muitos jovens conseguiram ascensão nas empresas onde já trabalhavam por conta da qualificação obtida no Programa Profissão. A rede McDonald’s, por exemplo, promoveu o estudante Osmar Marques de Souza Junior, que concluiu o curso de Gestão Empresarial.