Inscrições para o Programa Profissão podem ser feitas até o próximo dia 21

nd

qui, 13/12/2001 - 17h54 | Do Portal do Governo

A inscrição para o Programa Profissão será feita até o próximo dia 21, sexta-feira, em sala de aula. ‘As inscrições serão feitas como uma atividade em sala de aula’, explica a coordenadora do Programa Profissão na Secretaria da Educação, Maria Cândida Cardinalli Perez. Haverá um professor responsável por cada sala de terceiro ano do Ensino Médio na escola.

O professor entregará o suplemento do Diário Oficial com informações sobre o Profissão, publicado no último dia 11, para cada grupo de dois alunos. O jornal, que contém duas fichas de inscrição, será lido e discutido em sala de aula. O professor também fará um trabalho de conscientização para que apenas os alunos realmente interessados se inscrevam. Todos os alunos podem se inscrever.

Os cursos são gratuitos e garantem certificados de conclusão ou diplomas reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Além do conteúdo regular dos cursos existentes nas instituições, os do programa oferecem noções de ética, cidadania, relações humanas, dicas de como apresentar um currículo ou como se comportar numa entrevista.

As fichas de inscrição serão encaminhadas à Diretoria de Ensino, que fará a triagem dos alunos. Como serão oferecidas cerca de 41 mil vagas e cerca de 500 mil alunos estão concluindo o Ensino Médio, a Secretaria da Educação estabeleceu critérios para classificação dos alunos. ‘O primeiro critério é que o aluno não seja reprovado. Ele precisa concluir este ano o Ensino Médio’, afirmou Rose Neubauer. Segundo a secretária, os alunos que faltam muito também não vão se qualificar para os cursos profissionalizantes. ‘Esse é um programa que oferece 50 mil vagas. São 10% dos alunos que estão saindo do Ensino Médio. E são voltados àqueles alunos que têm vontade de ficar na escola. Que estão investindo nos estudos’, destacou.

Outro critério será a divisão de vagas por turno: metade delas deverão ser preenchidas por alunos do diurno e a outra metade, do noturno. Os alunos que já trabalharam e estão desempregados terão prioridade na classificação. ‘Esse aluno terá uma pontuação favorável para poder reingressar no mercado de trabalho, agora profissionalizado’, ressaltou Neubauer. Se ainda assim o número de alunos for superior ao número de vagas, a Secretaria da Educação poderá selecionar os alunos de acordo com o desempenho em sala de aula. A relação dos aprovados estará à disposição das escolas no fim do mês de janeiro de 2002. Os alunos receberão instruções para a confirmação de vaga e as aulas devem ser iniciadas no dia 25 de fevereiro.

Cíntia Cury

Leia também

  • Número de cursos profissionalizantes oferecidos aos alunos da rede pública é ampliado.
  • Cursos são opção para quem não pode pagar faculdade.