Inscrições abertas para serviço voluntário no Hospital do Servidor Público Estadual

Interessados podem se apresentar até 24 de julho

sex, 11/07/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe


Estão abertas até 24 de julho as inscrições para a Associação dos Voluntários do Hospital do Servidor Público Estadual – AVOHSPE. Para fazer parte desse grupo a pessoa deve dispor de tempo livre para apoiar outras pessoas internadas, que dependem da ajuda de terceiro para tarefas diárias, ou que precisem, naquele momento, de uma palavra amiga ou apenas ‘jogar conversa fora’. A associação, criada em 21 de maio de 1996, reúne hoje cerca cerca de 100 voluntários, que atuam nas enfermarias de geriatria, ortopedia, cardiologia, neurologia, pediatria e clínica médica, mas também nos serviços de laboratório clínico, fisioterapia, hospital-dia da psiquiatria, atendimento ao público e salas de espera de atendimento. A sede da Associação fica na sala 166, no 1º andar do hospital, próximo ao saguão principal.

O trabalho do voluntário é desenvolvido uma vez por semana, no período mínimo de três horas, no horário entre 7 e 18 horas. Nas enfermarias o voluntário pode ajudar o paciente a se alimentar ou acomodá-lo de forma mais confortável, levar uma palavra de tranquilidade, ler, participar de atividades coletivas, acompanhar em exames em outros locais, podendo também orientar os usuários que transitam no hospital. Em dias de evento, eles auxiliam no encaminhamento dos pacientes, que podem sair das enfermarias, até o local do evento

O grupo ainda promove dois bazares durante o ano, para vender artesanato. Parte do material é confeccionado pelo próprio voluntariado, outra parte é doada. A renda é dividida entre as despesas da Associação e a compra de brindes que presenteiam os pacientes internados em ocasiões como Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal.

A atual presidente da AVOHSPE, Terezinha Lemos, ressalta que qualquer pessoa acima de 18 anos de idade pode ser voluntário e, embora o tempo disponível seja um critério importante, mais essencial é que a pessoa tenha vontade de colaborar e responsabilidade, pois é um trabalho gratuito, mas muito consciente.

Locais de inscrição: AVOHSPE – sala 166, 1º andar do Hospital do Servidor, de 2ª a 5ª, das 9 às 12 horas ou no Núcleo de Apoio ao Cliente: sala 168, 1º andar do HSPE, de 2ª a 6ª, das 12 às 19 horas.

(LRK)