Inscrição para Curso de Informática Básica para servidor estadual vai até 1º de abril

Estado oferece 5.200 vagas na segunda turma do programa. Projeto deve capacitar 100 mil até 2006

qui, 17/03/2005 - 12h42 | Do Portal do Governo


Estão abertas até o dia 1º de abril as inscrições para a segunda turma do Curso de Introdução à Informática Básica, destinado a funcionários públicos estaduais. Nesta fase, serão oferecidas 5.200 vagas. Até o final de 2006, o objetivo do Estado é capacitar 100 mil servidores.

A primeira turma do curso começou as aulas no dia 14 de fevereiro. Ao todo, 3.807 servidores se inscreveram. Os funcionários públicos estaduais interessados devem procurar o departamento de recursos humanos do órgão em que trabalham.

Para estimular a participação no curso, o governador Geraldo Alckmin assinou, em 10 de fevereiro, o Decreto nº 49.368/05, que permite ao servidor participar do curso no horário de expediente, sem desconto na folha de pagamento.

Para este curso de informática, os servidores podem optar entre ter aulas na segunda ou na sexta-feira. “O nosso foco é social e temos como objetivo acabar com a exclusão digital no funcionalismo público”, comenta o coordenador do projeto, Mário Porto, assessor técnico da Secretaria Estadual da Casa Civil. “Queremos ampliar o horizonte dos servidores, mostrando a importância da informática para garantia da empregabilidade, mesmo para os concursados”, afirma ele.

Com 40 horas, o curso abrange conhecimentos em Windows, Word e Internet. É composto por um módulo de seis aulas e sessões de auto-estudo acompanhadas de um monitor, treinado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

A atividade é finalizada por meio de uma avaliação. Os aprovados que compareceram a um mínimo de cinco aulas recebem um certificado conjunto da Casa Civil e do IPT, além de um CD com cursos de informática de todos os níveis e aplicativos específicos.

As aulas são dadas na Rede do Saber, que funciona em salas totalmente informatizadas dentro de escolas da rede pública estadual. Deste forma, o servidor pode optar por fazer o curso perto de casa.

Sem medo

A servidora Neuza Faustino dos Santos, que há 28 anos trabalha no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo estadual, participou de um curso piloto com 400 funcionários realizado no final do ano passado. A experiência mudou sua relação com o trabalho no serviço público.

“Antes eu só atendia o telefone. Agora, sei até repassar processos por e-mail. Me sinto mais valorizada, mais segura”, afirma ela. Aos 47 anos, depois de ficar 25 sem estudar, Neuza começou este ano a cursar uma faculdade de pedagogia, em Santo Amaro. “O conhecimento me ajudou a perder o medo”.

Valéria Cintra