Iniciada em Santos parceria para implantar Projeto Universidade

nd

seg, 13/08/2001 - 18h53 | Do Portal do Governo

Maria Lúcia Alckmin assinou termo de adesão com quatro
instituições de ensino superior e com a OAB santista

O projeto Universidade Cidadã, lançado em 25 de junho deste ano pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado (Fussesp), recebeu suas primeiras adesões, para incentivar a atuação de jovens universitários junto às comunidades carentes da periferia. Quatro universidades da cidade de Santos e a Sub-Seção Santos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) firmaram parcerias com o Fussesp para garantir a participação de seus alunos no projeto.

A presidente do Fussesp, Maria Lúcia Alckmin, visitou o município nos dias 10 e 13, para assinar os termos de adesão com a Universidade Católica de Santos (UniSantos), a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), a Universidade Monte Serrat (Unimonte), e a Ordem dos Advogados do Brasil, seção de Santos. Maria Lúcia, também recebeu o título de Mérito Comunitário das universidades Santa Cecília e Metropolitana de Santos além do Brasão do Mérito Comunitário da Universidade Católica.

Para a presidente do Fussesp, a participação das universidades e dos estudantes em um projeto que vai prestar assistência aos moradores mais pobres da periferia, “só pode ser visto como sinal de competência técnica e de responsabilidade social.” Ela disse ainda que a atuação das universidades reafirma o grau de generosidade do qual elas estão impregnadas.

Sobre o Universidade Cidadã, a presidente do Fundo Estadual reforçou que o projeto visa unir jovens universitários e a população carente. “Em todo o Estado, os alunos poderão atuar informando e atendendo as comunidades”. Segundo ela, a participação das universidades é fundamental para que essa atuação conjunta dê resultados. “Às universidades caberá a gestão do projeto e o acompanhamento do trabalho que os estudantes estarão desenvolvendo.”

A primeira universidade visitada foi a Universidade Católica de Santos. Lá, Maria Lúcia acompanhada do reitor Francisco Prado de Oliveira Ribeiro, que também é secretário estadual de Habitação, assistiu a um vídeo sobre os trabalhos comunitários desenvolvidos pela instituição junto à comunidade, por meio de seus Escritórios Jurídicos em Santos e São Vicente.

Na Universidade Santa Cecília, a presidente do Fussesp, recebeu do chanceler da instituição, dr. Milton Teixeira, o título de Mérito Comunitário. Além disso, foi realizada a apresentação do programa Escola Emergente, desenvolvido há cerca de dez anos. Depois, assistiu uma apresentação dos coordenadores sobre como será implantado o Universidade Cidadã na Unisanta. Ela ficou sabendo que o projeto já havia recebido muitas consultas de alunos interessados em participar. Segundo o coordenador do Núcleo de Prática Jurídicas e Sócias da Unisanta, Felipe Chiarello de Souza Pinto, na área de Direito, 60 alunos já haviam assinado o termo de adesão para fazer parte do Núcleo de Prática Jurídica.

Na Universidade Metropolitana de Santos, Maria Lúcia também recebeu o título de Mérito Comunitário e conheceu como a instituição vai trabalhar junto a comunidade prestando atendimento para solucionar processos de destituição de pátrio poder, guarda, tutela ou adoção que tramitem na Vara da Infância e Juventude de Santos. Na Universidade Monte Serrat, 12 alunos do curso de Direito, já estão inscritos para participar do projeto que vai prestar atendimento em seis etapas distintas, envolvendo trabalho em campo, coleta de informações, atuação efetiva, avaliação e planejamento de futuras atividades.

Por último, Maria Lúcia esteve na seção de Santos da OAB, onde conheceu o projeto OAB vai a Escola, apresentado pelo coordenador da Comissão de Jovens Advogados da Seção de Santos da OAB, dr. Denis Domingues Hermida. A presidente do Fussesp também descerrou uma placa em comemoração à sua visita, acompanhada do presidente da Comissão de Cidadania e Ação Social da OAB São Paulo, dr. Nelson Alexandre da Silva Filho.

Projeto vai envolver todas as áreas

O Projeto Universidade Cidadã lançado pelo Fussesp promove o trabalho solidário unindo jovens universitários e a comunidade carente da periferia. A proposta será concretizada por meio de parceria do Fussesp com as Universidades, os fundos Municipais e as Comunidades de Bairro. A iniciativa reúne também várias secretarias estaduais, a Procuradoria Geral do Estado, prefeituras, universidades públicas e privadas, além da sociedade civil organizada.

Na prática, alunos e professores universitários vão atuar em ações concretas junto às comunidades carentes de todas as regiões do Estado, iniciando pelo curso de Direito. Eles terão a função de criar associações, cooperativas e promover serviços de cidadania. O Conselheiro do Fundo Estadual e coordenador do Projeto Universidade Cidadã, Gabriel Chalita, destaca que “nos próximos meses as ações deverão se estender para as faculdades da área da saúde. Iniciaremos novas parcerias com estudantes de Odontologia, Medicina e Enfermagem. Também estaremos promovendo encontros regionais para checar o desenvolvimento do projeto”.

Para a primeira etapa foi desenvolvida uma cartilha explicativa apontando as etapas a serem desenvolvidas para permitir a implantação dos diferentes projetos, de acordo com as necessidades da comunidade. Outras informações podem ser obtidas com Lica, pelo telefone: (011) 3874.6951.

Leda Ponciano