Informatização: Sabesp entra na era do pregão eletrônico

Sistema traz economia

seg, 27/10/2003 - 19h14 | Do Portal do Governo

A responsabilidade de bem administrar os recursos públicos é uma constante nos processos de contratações e compras da Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento.

Transparência, eficiência ética, agilidade e economia são premissas patentes nas licitações por ela desenvolvidas. Assim como todas as unidades da Sabesp, a sua área de Suprimentos e Contratações não se detém e segue a evolução do mercado, inovando sempre.

Exemplo disso foi a adoção do Pregão, uma nova modalidade de licitação que, em curtíssimo prazo, deixou de ser presencial para ocorrer 100% de forma eletrônica.

Desta forma, a Sabesp se consolida como uma das precursoras do Pregão Eletrônico no Estado de São Paulo, inaugurando em 22 de outubro, seu sistema de aquisições e contratações pela Internet.

O primeiro pregão eletrônico da Sabesp – conduzido pessoalmente pelo superintendente de Suprimentos e Contratações Estratégicas, Luiz Fernando Beraldo Guimarães; com a presença do Presidente, Dalmo Nogueira; do diretor de Gestão Corporativa, Reinaldo José Rodriguez de Campos e da Chefe do Gabinete da Presidência, Karla Bertocco, entre outros – teve como objeto o fornecimento de mangueiras de alta pressão para equipamento Sewer Jet, utilizadas nos processos de desobstrução de esgoto.

Após a abertura das propostas, sempre de forma virtual, foi realizadas a análise e classificação por preço. Na seqüência, o pregoeiro deu início à etapa de lances que, em aproximadamente 40 minutos, determinou o menor valor com uma redução de mais de 20% no preço inicial, economia para a Sabesp, para o cliente e maiores benefícios para todos.

Com isto, em uma sessão que não durou mais do que uma hora, conseguiu-se demonstrar as principais vantagens desse sistema além da economia: rapidez, clareza e facilidade de acesso tanto para a Sabesp quanto para os fornecedores, que participam do processo sem ter de se deslocar de seus escritórios.

Inovação e Competitividade

‘Mais do que inovação, esse sistema, desenvolvido pelo Departamento de Gestão de Licitações, para executar o Pregão Eletrônico, agrega transparência, competitividade, custos reduzidos, agilidade e melhora a qualidade do processo de compras’, explica Luiz Fernando Guimarães.

Para participar do Pregão Eletrônico da Sabesp é necessário que a empresa se credencie via Internet, no site www.sabesp.com.br, cadastrando informações básicas e senha. ‘Aí já temos mais uma facilidade, pois toda divulgação do processo, o edital completo, esclarecimentos, recursos, impugnações estão disponíveis on-line no nosso site. Os interessados não precisam se deslocar até a Sabesp para obter as informações’, diz o superintendente.

Já no evento da sessão, deflagrada a etapa de lances, os licitantes enviam propostas sucessivas e decrescentes, sendo vedada sua identificação. O pregoeiro acompanha a evolução do pregão, verifica se os preços estão próximos ao referencial e estimula a competição.

O sistema eletrônico informa o horário de encerramento da etapa de lances. Se julgado pelo pregoeiro como sendo do interesse público, um novo prazo pode ser estipulado. Quando declarada encerrada a etapa de lances, o pregoeiro negocia diretamente com o detentor do melhor lance. Se o preço for aceitável, é anunciado formalmente como ‘melhor oferta’, passando-se à fase de habilitação do licitante que o apresentou.

Depois de concluído o pregão eletrônico, a ata da sessão pública virtual é disponibilizada no site, com todas as informações referentes à abertura, resultado, histórico dos lances, mensagens trocadas por meio do chat e encerramento da sessão.

‘É uma forma de democratizar o processo de compras do Estado. Possibilita gastos cada vez menores e permite que empresas de qualquer porte, devidamente cadastradas, possam participar. O Pregão Eletrônico é prova de competência e transparência de uma empresa que busca na tecnologia suas melhores soluções, razão pela qual é classificada como a maior empresa do setor’, afirmou o presidente Dalmo Nogueira, muito satisfeito com o resultado de todo o processo.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/ L.S.