Informatização: Fapesp implanta o Sistema de Apoio à Gestão

Solicitações de financiamento devem ser feitas apenas pela internet

seg, 03/01/2005 - 9h04 | Do Portal do Governo

Agência FAPESP – Em 2005, entra em funcionamento o Sistema de Apoio a Gestão (SAGe) da FAPESP, que irá informatizar os procedimentos de apresentação, análise e julgamento de propostas de financiamento, gestão de contratos, acompanhamento e avaliação de seus programas. Isso significa que, neste ano, a Fundação só receberá novas solicitações de financiamento apresentadas eletronicamente.

“O SAGe representa um passo importante para a modernização da gestão da FAPESP e um salto de qualidade na administração das etapas que envolvem a tramitação de processos associados a projetos de pesquisa científica e tecnológica na Fundação”, diz Carlos Vogt, presidente da FAPESP. “A nova fase que o SAGe inaugura é parte de um amplo processo de mudança, qualidade e institucionalização, cujo objetivo é o aperfeiçoamento constante.”

Em 2005, todos os pedidos iniciais deverão ser realizados exclusivamente pela internet, no endereço www.fapesp.br/sage.

Todo pesquisador, independentemente da apresentação de novas propostas, deverá fazer seu cadastramento pessoal a partir de 3 de janeiro, no endereço do SAGe. A FAPESP trabalhará em regime de plantão durante o mês de janeiro para o atendimento a dúvidas, pelo serviço Converse com a FAPESP (www.fapesp.br/converse) ou pelo telefone (11) 3838-4000.

A administração de processos vigentes seguirá da forma tradicional até sua conclusão.

Outros quatro sistemas integram a solução informatizada que utilizará a internet como infra-estrutura de comunicação. O SAGe irá gerar uma base de dados sobre resultados de projetos de pesquisa, permitirá o apoio a decisões gerenciais sobre políticas de financiamento e a gestão do patrimônio da Fundação. O SAGe também incorpora um sistema de apoio aos procedimentos de importação de insumos à atividade de pesquisa e permitirá a avaliação dos resultados das políticas de fomento praticadas.

“Diante do crescimento exponencial de suas atividades – cerca de 17 mil bolsas e auxílios a pesquisa são mantidos atualmente – a Fundação adota a informatização como forma de reduzir custos e tempo de tramitação de processos de financiamento, tornando mais racional e eficaz a prestação de serviços à comunidade científica paulista que a FAPESP realiza há quase 43 anos”, disse Vogt.

A informatização da gestão de programas e processos, com o objetivo de melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento a pesquisadores, vem sendo conduzida desde 2003 pela FAPESP em conjunto com o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar).

Em julho de 2004, a FAPESP passou a aceitar de forma opcional a súmula curricular solicitada em pedidos iniciais de auxílios e bolsas a partir da base de dados da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Da Assessoria de Imprensa da Fapesp

C.C.