Informática: USP inaugura laboratório de informática

Novo laboratório do CCE será ferramenta para desenvolvimento de pesquisas

seg, 17/03/2003 - 20h13 | Do Portal do Governo

A USP inaugura, no próximo dia 28 de março, um novo laboratório de informática com máquinas doadas pela Microsoft. A sala, contendo dez computadores, funcionará no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e estará disponível para todos os alunos da Universidade.

Segundo o professor Paulo César Masiero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e presidente da Comissão Central de Informática (CCI) da Universidade, a importância maior do laboratório não está somente no fato de os equipamentos doados serem de última geração: ‘a doação marca uma forte parceria da Universidade com a Microsoft. As máquinas terão as versões atualizadas dos softwares da empresa além de uma infra-estrutura que contará com um professor e dois monitores, alunos de graduação da USP, responsáveis pela orientação dos usuários da sala’. Além dos dez computadores, a sala contará com dois notebooks, para uso dos monitores. Segundo o professor, o custo da implantação da sala está estimado em US$ 50 mil.

Masiero ressalta que a principal finalidade do novo laboratório é servir como ferramenta para o desenvolvimento de pesquisas na Universidade. ‘Qualquer aluno poderá utilizar o laboratório, mas preferencialmente seu uso será destinado a projetos científicos, justamente pela capacidade das máquinas’, explica. O uso do laboratório, liberado para todos os alunos da USP, será condicionado à apresentação da finalidade para a operacionalização das máquinas, com prioridade voltada para os projetos de pesquisa.

A USP não será única beneficiada com a doação; nesta quarta-feira, dia 19, a Unicamp inaugurará um laboratório nos mesmos moldes. A cerimônia de inauguração está prevista para as 9h30, no CCE.

Olavo Soares – Agência USP