Infocentro de Campina do Monte Alegre já atende 10% da população

Além de acesso gratuito à internet, o Infocentro oferece cursos de introdução à informática

ter, 08/04/2003 - 17h59 | Do Portal do Governo

A internet tem um papel significativo em todos os campos de realizações humanas. Para estar atualizado com esse mundo e apto a suas novas demandas, sejam nas áreas profissionais, educacionais, ou mesmo nas de cidadania e cultura, é fundamental que o cidadão tenha acesso às novidades tecnológicas e tenha preparo para utilizá-las. Essa é a proposta do Programa Acessa São Paulo, do Governo paulista.

O Infocentro do município de Campina do Monte Alegre, região de Sorocaba, é um de seus melhores exemplos. Com criatividade, a administração e os monitores do local vêm contribuindo diariamente para a inclusão digital no município, que já atende 10% da população.

Além de acesso gratuito à internet, o Infocentro oferece cursos de introdução à informática e promove campanhas em prol do uso criativo e inteligente da ferramenta. Com um público bastante diversificado, os monitores estão sempre elaborando maneiras de adequar as possibilidades de atendimento às necessidades e ao perfil dos usuários.

Os serviços foram ampliados com a instalação de mais oito microcomputadores fornecidos pela prefeitura. Essas máquinas não têm acesso à internet, mas são utilizadas para oferecer cursos gratuitos de informática. ‘Começamos com um curso básico e agora criaremos cursos mais avançados, informa José de Castro, que administra o Infocentro. Os cursos têm alcançado tamanho sucesso que, além das turmas formadas e dos novos alunos matriculados, existe uma fila de espera para matrículas futuras.

Essa infra-estrutura é utilizada, também, no ‘Projeto Espaço Amigo – Um programa após a escola’, que visa combater o trabalho infanto-juvenil, a evasão escolar, a iniciação às drogas e à prostituição infantil. O projeto trabalha com crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, oferecendo atividades socioculturais, iniciação ao esporte, cursos artesanais, noções de cidadania e atividades voltadas à apropriação de tecnologias. O Infocentro fornece os recursos disponíveis em suas instalações além de cursos de introdução à informática. Segundo a assistente social, Raquel Peres Pereira, responsável pelo projeto, as crianças que já freqüentaram o infocentro acabam incentivando outras crianças.

Antônio Augusto Romão, de 62 anos, usuário do Infocentro, realiza pesquisas sobre soja e já estabeleceu contato com fornecedores e uma possível parceria na Argentina. ‘Pretendo investir alto nesse projeto. O Infocentro vem sendo de grande ajuda para a realização deste trabalho’.

A realização de atividades que visem o desenvolvimento social, profissional e cultural é prioridade dos Infocentros. E a cidade vem, aos poucos, vencendo a barreira da exclusão digital, tanto monitores, quanto usuários, têm consciência das possibilidades oferecidas pelo Infocentro e colhem delas o máximo, dando um verdadeiro exemplo de cidadania e perseverança.

Mais informações no site do Acessa São Paulo

M.J.