Infantil: Rádio USP lança o primeiro programa para crianças

'Curuminzada' vai ao ar aos domingos às 17h30

ter, 28/06/2005 - 12h17 | Do Portal do Governo

A Rádio USP de Ribeirão Preto lançou o primeiro programa infantil da Rede USP. Curuminzada é o nome do especial que vai ao ar aos domingos, às 10h, com reprise nas quartas-feiras, às 17h30. A idéia é do músico Márcio Coelho, com produção dele e de Ana Favaretto.

O programa, que é gravado num estúdio montado na casa de Márcio, tem 30 minutos de duração e é formado por seis quadros. Em “Professorando”, educadores tratam da educação infantil, sob apresentação de Ana Melo, coordenadora das creches da USP.

O menino Zé Artur, de 11 anos, apresenta o “Você Sabia?”, que traz informações sobre o meio-ambiente. A programação abre espaço também para a música infantil, inclusive a latino-americana (em “Canción de los chicos”). “A idéia é colocar música de qualidade, e não essas músicas comerciais que fazem para crianças”, explica Márcio.

Outro quadro são as informações do “Ao Pé do Ouvido”, apresentado por professores que falam de temas de interesse do público infantil. A inserção de piadas completa a programação.

Márcio Coelho preencheu uma lacuna na programação da Rádio USP. Ele relata que sempre teve proximidade com a música e a educação infantis e com o rádio. “Eu sempre trabalhei nessa área, e a Ana Favaretto também, porque ela é pedagoga. Quando nós apresentamos a idéia à Rádio USP, o projeto foi aceito de primeira”, diz.

Atualmente, Márcio faz doutorado em lingüística na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, orientado pelo professor e também compositor Luiz Tatit.

Da USP Online

J.C.