Índices do sistema penitenciário paulista mostram aperfeiçoamento na administração

Fugas foram reduzidas mesmo com a população carcerária tendo dobrado em menos de cinco anos

qui, 17/06/2004 - 13h33 | Do Portal do Governo

Os índices do sistema penitenciário paulista mostram que, apesar da população carcerária ter dobrado em menos de cinco anos, os índices, como a redução de fugas e homicídios dolosos, apontam para um aperfeiçoamento na administração do setor. A informação foi dada pelo secretário da Administração Penitenciária, Nagashi Furukawa, durante a inauguração do CDP II de Pinheiros, na Zona Oeste da Capital, nesta quinta-feira, dia 17.

Em 1999, ocorreram 117 homicídios dolosos nas penitenciárias. No ano passado, esse número foi de 27, mesmo com a população carcerária tendo dobrado. O secretário lembrou que, nos últimos quatro anos e meio, o número de presos subiu de 53 mil para os atuais 103 mil.

O número de fugas de presos que cumprem pena em regime fechado, no ano passado, foi de 130, ou seja, um índice de 0,13%, equivalente ao de países como Inglaterra e Alemanha.

Além disso, o Estado tem verificado outros índices importantes, como a participação da comunidade, nos Centros de Ressocialização de Presos, e outros convênios com as Organizações Não-governamentais.

Cíntia Cury