Índices de criminalidade caem no ano de 2002

Alckmin informou os números nesta terça-feira, após entregar novas viaturas para a Capital

ter, 04/02/2003 - 14h30 | Do Portal do Governo


Os índices de criminalidade no Estado de São Paulo caíram no ano de 2002 em comparação com o ano anterior. O governador Geraldo Alckmin informou nesta terça-feira, dia 4, que o aumento do efetivo policial e os equipamentos entregues à Polícia estão possibilitando um melhor resultado na luta contra o crime. Alckmin participou da cerimônia de formatura de 140 policiais militares no Vale do Anhangabaú e entregou 148 novas viaturas para a Capital.

Toda a análise dos índices de 2002 foi concluída no dia de ontem. ‘Comparando com 2001, houve queda de 5% de homicídios no Estado e 10% na Capital. Também caíram os índices de latrocínios; roubo e furto de carga; roubo e furto de automóvel; e tráfico de drogas. O número de seqüestro cresceu, mas a curva é de queda, pois no segundo semestre caiu drasticamente’, avaliou o governador.

O objetivo do Governo do Estado é zerar o número de seqüestros e para isso já prendeu 417 seqüestradores nos últimos doze meses. Outra meta é melhorar os índices de roubo e furto no Estado, os únicos que não diminuíram no último ano. ‘Temos de vencer batalhas diariamente, mas a Polícia está bem treinada para proteger a população’, afirmou Alckmin.

Os 140 policiais, que passaram a integrar o policiamento ostensivo nesta terça-feira, vão atuar nos bairros da Liberdade, Campos Elísios, Brás e Higienópolis. O salário inicial é de R$ 1,2 mil.

Todos os novos soldados passaram por um curso de doze meses antes de se formarem. Foram 1.615 horas/aula, com aulas nas áreas de Ciências Jurídicas, Psicologia, Sociologia, Medicina Legal e Criminalística, Pronto-Socorrismo, Defesa Civil, Tiro Defensivo, Defesa Pessoal, Comunicação Social, Condicionamento Físico e Qualidade Total. Antigamente, este curso era dado em apenas oito meses.

Novas viaturas

A Capital também contará com mais viaturas para o policiamento ostensivo. Alckmin entregou 148 carros, sendo 49 Blazer e 99 Parati que, segundo o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, irão patrulhar todos os bairros da cidade de São Paulo. Saulo adiantou que, até o fim deste ano, pelo menos mil viaturas serão entregues no Estado, sendo 450 exclusivas para a Ronda Escolar.

Infocrim

Alckmin reafirmou hoje que o Infocrim será estendido para os municípios da Grande São Paulo. Segundo ele, este é um sistema importante de inteligência policial no combate à criminalidade, pois fornece um mapeamento do crime e possibilita planejar adequadamente as ações policiais.

Saulo de Castro anunciou que está tudo pronto para firmar o convênio que liberará o acesso ao Infocrim para a Prefeitura da Capital. ‘Estamos apenas aguardando a documentação da Secretaria Municipal da Segurança’, explicou.

Rogério Vaquero