Incor: Instituto investe para crescer sem perder a excelência dos serviços

É o mais importante centro de atendimento e pesquisa em cardiologia da América Latina

sex, 16/01/2004 - 17h01 | Do Portal do Governo

São mais de 250 mil consultas, 13 mil internações, 5 mil cirurgias, nada menos que 2 milhões de exames laboratoriais por ano. Os números confirmam a grandeza do Instituto do Coração (Incor), uma das seis unidades do Hospital das Clínicas de São Paulo, e o mais importante centro de atendimento e pesquisa em cardiologia da América Latina.

O Incor conseguiu atingir e manter-se como um dos poucos hospitais públicos do Brasil com padrões de excelência comparáveis aos dos melhores centros do gênero no mundo, graças a um inovador e ousado modelo de gestão administrativa implantado em parceria com a Fundação Zerbini, criada em 1978 com a intenção de captar recursos para o hospital.

O instituto tem realizado um trabalho de primeiro mundo, com ensino, pesquisa e atendimento de primeira qualidade não só a pacientes conveniados, mas também à população carente dependente do Sistema Único de Saúde (SUS). Com um quadro de funcionários formado por mais de 2,5 mil profissionais, o Incor vem crescendo a uma taxa anual de 7% e hoje enfrenta o desafio de continuar preservando a excelência de seus serviços e de sua tecnologia com novos investimentos.

De acordo com o professor doutor David Uip – à frente da diretoria executiva do Incor desde maio do ano passado –, esse desafio só pode ser vencido com muita organização e algumas mudanças. “A organização sempre foi eficiente, desde que o instituto foi fundado. Mas é preciso fazer adaptações. A principal delas é reduzir em 5% o número de pacientes atendidos pelo SUS, que hoje é de 80%. Assim, mais recursos entrarão via convênios médicos, permitindo que se consiga acompanhar o crescimento anual, para atender a mais pessoas e mantendo a qualidade dos serviços igualmente para todos os pacientes”, assegura Uip.

O diretor-executivo do Incor anuncia o funcionamento, ainda neste ano, do 4 andar. “Ali teremos uma moderníssima unidade semi-intensiva, para pacientes em recuperação. Também estamos reformando o 5o andar e estabelecendo a prioridade de construir mais um pronto socorro”. Não é só: até o final de 2004 serão investidos R$ 66 milhões na compra de mais equipamentos de última geração, como tomógrafos, unidades de medicina nuclear e aparelhos de ressonância magnética. A diretoria também pretende manter convênios com as secretarias de Saúde do Estado e do município para instalação de postos-satélites de atendimento nas quatro regiões da cidade.

Uma idéia espetacular

O Instituto do Coração nasceu tendo como linha condutora de trabalho a prestação de serviços de alta complexidade em atendimento, ensino e pesquisa. Antigo sonho acalentado pelo cardiologista Euryclides de Jesus Zerbini – o primeiro a realizar um transplante de coração no Brasil, em maio de 1968 – o Incor foi imaginado por ele ainda na década de 50. Zerbini sentia a necessidade de criar, dentro do Hospital das Clínicas, um instituto que se dedicasse exclusivamente ao tratamento de doenças cardíacas.

A idéia só se desenvolveu anos mais tarde, com a união das unidades de cirurgia cardíaca e de cardiologia de Zerbini e do colega Luiz Decourt em um grupo único dentro do HC. Mas concretizou-se mesmo em fevereiro de 1975, com a inauguração do prédio de onze andares onde está instalado o Incor.

Desde que foi inaugurado, era um dos mais modernos centros cirúrgicos do mundo, com profissionais de mais alta qualificação, mas não funcionava a contento, uma vez que sua administração ficou a cargo de uma frágil e burocrática estrutura de saúde pública vigente no País. A solução veio três anos depois, com o que doutor Zerbini considerou uma “idéia espetacular”. Foi quando o cardiologista visionário pediu conselhos aos seus amigos mais influentes e eles sugeriram a criação de uma instituição privada, sem fins lucrativos, para cuidar e gerenciar o Instituto do Coração. Assim nasceu, em 1978, a Fundação Zerbini.

Afonso Capelas Jr.
Especial para a Agência Imprensa Oficial