Inclusão Social: Curso de encadernação forma 38 jovens da Febem

Formatura da primeira turma do Projeto Novos Rumos acontece amanhã na sede da Secretaria de Justiça

qua, 30/03/2005 - 10h42 | Do Portal do Governo

A Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem-SP) realiza nesta quinta-feira, dia 31, às 17 horas, a formatura da primeira turma de 38 adolescentes que participaram do Projeto Novos Rumos – parceria entre Governo do Estado de São Paulo, Associação de Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) e JS Gráfica e Encadernação para a capacitação de jovens no ofício de restaurador de livros e folhas de cartórios. A cerimônia acontece na sede da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no Pátio do Colégio, nº 184, região central da capital.

A iniciativa teve início no Complexo do Tatuapé, na escola profissionalizante Marina Vieira Carvalho Mesquita e envolveu adolescentes das unidades UI 9, UI 16, UI 17 e UI 39. A idéia é que o projeto crie capacitadores que, ao se formarem nas primeiras turmas, passem a ensinar outros internos sobre o mecanismo da encadernação e restauração de livros e folhas de cartório.

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen), fundada há 11 anos, representa os 802 Cartórios de Registro Civil que atendem à população em todos os 645 municípios do Estado, além de 169 distritos e sub-distritos, realizando os principais atos da vida civil de uma pessoa: o registro de nascimento, casamento e óbito.

No âmbito social, os Cartórios de Registro Civil contribuem decisivamente com ações de estímulo à cidadania, como o Cartório Itinerante, o Projeto Pai Legal, postos avançados de registro já nas maternidades, casamentos comunitários, Programa Primeiro Emprego, registro civil.org (página destinada a pedidos de certidões pela internet), introdução do papel de segurança, distribuição de calendários de vacinação, orientações sobre o teste do pezinho, além de participações em campanhas de mobilização pelo
registro civil de nascimento e pela documentação da mulher trabalhadora rural.

Data: Quinta-feira, 31 de março de 2005
Horário: 17 horas
Local: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Pátio do Colégio, nº 184 – São Paulo/SP

Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor – Febem-SP
Assessoria de Comunicação Social

(LRK)