Inclusão Digital: Regiões carentes da capital vão receber mais nove Infocentros

Com as nove unidades, a capital passará a contar com 81 Infocentros

qui, 05/08/2004 - 15h35 | Do Portal do Governo

Representantes de nove entidades assinaram nesta semana termo de compromisso de instalação de Infocentros. Além da diretoria da Imprensa Oficial, participaram do evento o secretário-chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira, o secretário-adjunto, Floriano Pesaro, o deputado Celino Cardoso, o bibliófilo José Mindlin e Fábio Capelo, da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

A Sociedade Amigos dos Jardins Guaraú e Gonçalves Centeno (Brasilândia), a Sociedade Amigos da Região de Santa Inês – Sarsi (Mandaqui), a Associação Comunitária Popular de São Miguel Paulista, a Sociedade Amigos do Jardim Veronia e Adjacentes (V. Císper), a Sociedade Recreativa Cultural Esportiva Beneficente Faculdade do Samba Barroca Zona Sul (Água Funda), a Sociedade dos Amigos do Bairro do Parque Boturussu (Ermelino Matarazzo), o Instituto Orunmila de Cultura e Educação (Chácara Thanay), a Sociedade Amigos do Jardim Morganti (Itaquera) e a Associação dos Moradores da Vila Nascente (Grajaú) são os novos parceiros do Programa Acessa São Paulo.

‘Estamos satisfeitos com o desenvolvimento do programa, que tem a missão de melhorar a educação em todas as regiões de São Paulo. O desafio está colocado para as comunidades que assinaram o convênio’, declarou o secretário-chefe da Casa Civil. Cada sala de Infocentro terá 10 micros, monitores especialmente treinados, acesso gratuito à Internet, minicursos Acessa São Paulo, Cadernos Eletrônicos, Rede de Projetos, Portal Acessa São Paulo (com informações sobre o programa e notícias dos Infocentros) e o Fala São Paulo – canal de expressão para o internauta. Lá, os deficientes auditivos poderão conhecer o Dicionário Libras, especialmente idealizado para eles.

‘São mais nove parceiros que nos ajudarão a perseguir nossa meta: expandir o programa em São Paulo, atendendo à população da periferia, que é o nosso público-alvo’, afirmou o coordenador do Programa Acessa São Paulo, Fernando Guarnieri. Com as nove unidades, a capital passa a somar 81 Infocentros. Além desses, mais 20 estão em fase de instituição no interior. ‘É de fundamental importância para a nossa comunidade, pois não tínhamos nada parecido’, declarou Geraldo Sampaio Neto, presidente da escola de samba Barroca Zona Sul, que abrange uma comunidade de aproximadamente 10 mil pessoas.

José Tadeu de Paula Ribas, do Instituto Orunmila, frisou a importância social da iniciativa: ‘Não existe nenhum Infocentro na região. Temos um grande número de jovens sem grau de empregabilidade. Além de permitir o acesso à informática, possibilitará que esses adolescentes aprendam e tenham mais chances de conquistar o primeiro emprego’.

Da Agência Imprensa Oficial

(LRK)