Inclusão Digital: Programa Acessa São Paulo cria Rede de Projetos

Objetivo é abrir espaço para as comunidades

qua, 16/04/2003 - 14h22 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de potencializar e incentivar a relação entre os Infocentros e as comunidades, o programa de inclusão digital Acessa São Paulo abriu inscrições para o programa Rede de Projetos. Trata-se da utilização dos Infocentros como novos canais de expressão cultural para atividades que beneficiem a comunidade e utilizem como instrumento a internet e os demais recursos disponíveis nas salas de ensino. Todos os membros da comunidade cadastrados nos Infocentros podem apresentar projetos comunitários e participar das atividades, sempre respeitando os critérios estabelecidos pelo Programa Acessa São Paulo.

Como premiação, os participantes dos projetos vencedores ganharão o direito de utilizar o Infocentro por até duas horas e meia semanais para realizar as metas do projeto. O prazo de inscrição e entrega do Formulário do Projeto Comunitário no Infocentro, vai de 20 a 30 de abril, dependendo de cada Conselho. Mais informações estão disponíveis no site www.acessasaopaulo.sp.gov.br, ou pelo telefone (11) 3745-3800, em horário comercial.

O programa contará com nove Conselhos Locais (CLs), formados pelos líderes das entidades que abrigam os Infocentros e respectivos monitores. Cada um deles centralizará cerca de 11 Infocentros e será responsável pela seleção, aprovação, premiação e divulgação dos projetos comunitários em desenvolvimento. Um dos critérios de escolha levará em consideração a ênfase no atendimento às necessidades identificadas na comunidade. Os Conselhos selecionarão de cinco a dez projetos por Infocentro.

Acessa São Paulo

O Acessa São Paulo é um programa desenvolvido pela Casa Civil, em parceria com a Imprensa Oficial do Estado, e implementado pela Prodesp – Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – , que oferece infra-estrutura, consultoria e suporte técnico. Conta ainda com parcerias de empresas privadas, prefeituras e entidades comunitárias. O objetivo é possibilitar a inclusão digital da população da periferia da Capital e Interior.

Desde a criação, em julho de 2000, até hoje já foram mais de 2,7 milhões de atendimentos, sendo aproximadamente 300 mil por mês. O primeiro posto foi implantado na sede de uma entidade comunitária do Jardim São Luís, Zona Sul da Capital. De lá para cá foram inaugurados 58 Infocentros na periferia da Capital, 12 nos postos públicos de grande circulação e outros 58 no Interior. Os usuários podem acessar a internet, usar programas do computador para atividades pessoais e participar de cursos de informática à distância.

Na Capital, os monitores são formados pela Escola do Futuro da USP para auxiliarem os interessados na navegação, na utilização dos programas e esclarecendo dúvidas de acesso. O tempo de consulta varia de 20 a 30 minutos, dependendo da localidade do Infocentro.

Transformação Social

O coordenador do programa, Fernando Guarnieri, informa que o maior desafio é estimular o uso da ferramenta para transformação social. ‘As pessoas utilizam a internet como instrumento para aquisição de conhecimento. Há uma troca de saber: dica de emprego, informação à respeito de saúde, de direitos. Nosso desafio é criar canais para tornar os Infocentros um local onde as pessoas possam doar seu conhecimento e ter acesso ao conhecimento coletivo. A idéia é que o Rede Projetos cumpra um pouco esse papel.’

No ano passado, o Acessa São Paulo realizou pesquisa sobre necessidades informacionais dos moradores de periferia. O estudo revelou que 90% dessa população sabe o que é internet, 81% acha que ela pode melhorar sua vida e 3% tem acesso. ‘Isso sintetiza a expectativa que as pessoas têm em relação à internet e o tamanho da brecha digital’, afirma Guarnieri.

A tabulação também mostrou que tipo de acesso é mais frequente. Indica que 81% dos usuários busca informações sobre saúde, 79% procura emprego, 75% se informa sobre o serviço público ou reclama dele, 60% faz cursos por computador, 58% realiza operações bancárias, 53% faz boletins de ocorrência, entre outros.

Da Assessoria de Imprensa do Programa Acessa São Paulo

C.C.