Inclusão Digital: Passaporte de Internet e Multimídia é lançado nos Infocentros da capital

Com o PIM, o usuário do Infocentro pode registrar seu aprendizado na internet

seg, 04/10/2004 - 14h28 | Do Portal do Governo

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Programa Acessa São Paulo lançam o Passaporte de Internet e Multimídia (PIM). É o seu Passaporte de entrada para os mais diferentes caminhos pelo mundo virtual.

O PIM é uma forma de registrar o seu aprendizado pela Internet. É como o passaporte convencional, onde ficam registrados os países que a pessoa já conheceu pelos carimbos que estão nele. No PIM você marca os sites que conheceu, as atividades que já participou, os conhecimentos e competências que adquiriu.

Com o Passaporte em mãos, o internauta encontrará, no portal www.pim.futuro.usp.br, indicações de outros sites a serem visitados para aprender mais sobre um determinado assunto e conseguir um Carimbo. Cada novo Carimbo no seu Passaporte significa um conhecimento que você adquiriu através de cursos, atividades especiais, participação em eventos, produções etc. Um PIM muito carimbado prova que você já explorou e desenvolveu novas competências e atitudes.

A partir desta segunda-feira, dia 4, os usuários dos Infocentros comunitários, na capital, poderão agendar os Testes e Iniciações para adquirir o PIM. A primeira Iniciação ocorre no próximo dia 16 e o Teste no dia 30 de outubro.

Entre os dias 27 de setembro e primeiro de outubro os monitores dos Infocentros comunitários fizeram uma capacitação para conhecer os detalhes do Passaporte e assim poderão divulgar entre os usuários e convidá-los a participar do PIM. Os monitores levantaram os pontos positivos que mais atrairão os usuários para o Passaporte, como o registro de habilidades aprendidas (uma forma lúdica de auto-aprendizado), alternativas para melhorar a capacitação profissional, criação de uma comunidade virtual usuária do PIM e muitas outras alternativas.

Qualquer pessoa com mais de 11 anos de idade pode ter um Passaporte. Basta se cadastrar num dos Infocentros comunitários e agendar um Teste ou Iniciação com o monitor.

Serviço

Site do PIM: www.pim.futuro.usp.br

Do Programa Acessa São Paulo

(LRK)