Inclusão Digital: Internet grátis na estação Sé do Metrô

Os computadores estão à disposição dos usuários das 7 às 22 horas, diariamente

qua, 29/06/2005 - 11h30 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô, que já contam com o transporte público de melhor avaliação na metrópole, têm, desde o dia 13, na estação Sé, em fase de pré-operação, quinze microcomputadores para acesso gratuito e livre à Internet. Os microcomputadores estão instalados num Posto Público de Acesso à Internet (POPAI), no mezanino da estação Sé, à disposição dos usuários diariamente das 7h às 22h.

Os POPAIs fazem parte do Programa Acessa São Paulo, iniciativa do Governo do Estado conduzida pela Imprensa Oficial com o apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

O Acessa São Paulo visa promover a inclusão digital do maior número de pessoas ainda sem acesso à Internet com o objetivo de estimular o desenvolvimento social. O livre acesso permite a utilização de serviços governamentais on-line, ampliando os canais de comunicação entre o Governo do Estado e a sociedade.

O posto na estação Sé conta com nove estagiários do Programa Jovem Cidadão – Meu Primeiro Trabalho, da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que monitoram o uso dos equipamentos, além de quatro supervisores, todos contratados pelo Metrô.

Além dos quinze microcomputadores disponíveis para os usuários, outros dois são utilizados nos trabalhos de cadastramento e serviços administrativos do posto. Através dos microcomputadores será possível, por exemplo, realizar pesquisas escolares, expedir 2ª via de contas de água, luz ou telefone, colocar currículo na Internet e também navegar livremente, entre outras possibilidades. Os microcomputadores poderão ser usados por 20 minutos, renováveis, de acordo com a disponibilidade de máquinas.

Departamento de Imprensa Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

J.C.