Inclusão Digital: Chegada da internet movimenta a pequena Santana da Ponte Pensa

Jovens se reúnem no Infocentro para navegar pela rede mundial, pesquisar e trocar informações

qui, 20/05/2004 - 12h14 | Do Portal do Governo

A chegada da internet está movimentando a pequena Santana da Ponte Pensa, cidade localizada a 600 quilômetros da capital. Os moradores do município passaram a contar, desde fevereiro deste ano, com um Infocentro do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado.

O município tem cerca de 1,9 mil habitantes. As opções de lazer são restritas: casa de brinquedos, estádio municipal, recinto de festa do peão, campo de bocha, campo de malha e um centro esportivo. Não há cinema, teatro, biblioteca ou centro cultural. O momento mais agitado é quando terminam as aulas da Escola Estadual Domingos Donato Rivielli e os alunos retornam para suas casas.

Não é difícil imaginar o impacto da implantação do Infocentro em Santana da Ponte Pensa. O prefeito José Reinaldo Tavares de Souza conta que a população recebeu muito bem o serviço. ‘O Acessa é um canal de pesquisa, uma solução para uma série de problemas do município. Mesmo aqueles que já tinham computador em casa, agora podem contar com internet gratuita e de qualidade. Muitos estão entrando na rede para pesquisar sobre cursos e concursos públicos. O pessoal pode também acompanhar os eventos e festas da região, tudo pela internet’, diz o prefeito.

Cido Lourenço, responsável pelo Acessa São Paulo no município, informa que mais de 200 pessoas já se cadastraram para utilizar o serviço e o número de atendimentos passou de 4,2 mil. ‘Os jovens não tinham o que fazer. Muitos agora se interessam pelo Acessa. Antes, os moradores precisavam fazer ligações interurbanas para se conectarem à internet’, explica.

Pesquisas e bate-papo

O freqüentador mais assíduo é, sem dúvida, Diego Júlio Viotto, 17 anos. ‘O Infocentro auxilia a gente em muitas coisas. Venho todo dia. Só falta eu montar uma cabaninha aqui, espaço já consegui’, brinca. Ele pesquisa assuntos relacionados ao livro que pretende escrever.

Kennio Henrique Souza, 9 anos, tem outro interesse. Gosta de charges animadas, disponíveis em alguns sites. ‘Eu venho ver charge. Às vezes consulto sobre ciências, quando a professora pede. Mas gosto mesmo é de ver charges. O Gustavo me indicou alguns sites’, diz Kennio.

Gustavo é o monitor do Infocentro. Pacientemente, explica e auxilia todos os usuários. O número de interessados que procura Luís Gustavo Pagiato, 19, é impressionante. A explicação para tanta popularidade é simples. Gustavo, além de monitor do Infocentro, trabalha na escola nos finais de semana como voluntário do programa Escola da Família, que mantém as instituições de ensino estaduais abertas com atividades de lazer e cultura para alunos e comunidade.

Estudante do segundo ano de administração de empresas em Santa Fé do Sul, recebe bolsa de estudo por ser integrante do programa. Consegue unir os dois trabalhos. De segunda a sexta-feira, presta serviços de monitoria no Infocentro. Nos finais de semana, dá aulas de informática aos estudantes da escola estadual, que utilizam os computadores do Acessa.

Daiane Marcon, 19, é aluna de Matemática no município vizinho de Santa Fé do Sul. Utiliza a internet para realizar trabalhos da faculdade. ‘O Infocentro colabora nas pesquisas. Aqui na cidade não temos bibliotecas. Antes, eu tinha de fazer as consultas em Santa Fé’, conta a jovem, enquanto procura dados sobre leis de Matemática.

As salas de bate-papo (chats) são bem populares entre os usuários. ‘Às vezes, venho para fazer pesquisa, outras para conversar e fazer amizades. Já conheci gente de São Paulo, Ilha Solteira e de vários locais’, comemora Alilian Carla Barbosa, 17 anos, que freqüenta o Infocentro todos os dias.

A internet permite transmitir informações de maneira instantânea para locais muito distantes. ‘Eu venho ler meus e-mails, fazer pesquisa e, às vezes, entro no bate-papo. Posso mandar correio para minha tia, meus padrinhos e meus colegas que conheci em São Paulo, quando viajei para lá’, completa Rafael de Farias Barbosa, 12.

Inclusão digital

O Acessa São Paulo é o maior programa de inclusão digital do Brasil. Oferece acesso grátis à Internet nos Infocentros, estimulando o desenvolvimento humano e social.

São 134 Infocentros instalados, sendo 67 na capital e 67 no interior, totalizando mais de 6,5 milhões de acessos realizados. Mais de 250 mil pessoas estão cadastradas no programa, que gerou mais de 400 empregos diretos e indiretos. Para utilizar o Acessa São Paulo, basta procurar o Infocentro mais próximo com documento de identificação (RG ou CPF, por exemplo) e se cadastrar. Os menores de 16 anos só serão registrados acompanhados pelo pai, mãe ou responsável.

Todo cidadão pode, gratuitamente, navegar em sites, enviar e receber mensagens de e-mail, fazer cursos profissionalizantes on-line e procurar vagas de emprego. Para saber o endereço dos postos do Infocentro e conhecer mais sobre o programa, navegue no site www.acessa.sp.gov.br.

Da Agência Imprensa Oficial

(LRK)