Incentivo: Projeto Guri atrai iniciativa privada

No final de agosto mais três pólos foram abertos patrocinados por empresa privadas

seg, 13/09/2004 - 17h43 | Do Portal do Governo

Às vésperas de completar dez anos, o Projeto Guri, da Secretaria de Estado da Cultura, consolida-se como uma das iniciativas de maior sucesso no processo de inserção social de jovens carentes no estado de São Paulo.

No final de agosto, mais três pólos foram abertos nas cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Santo André. Os dois primeiros, patrocinados pelo instituto Vivo; e o outro, pela empresa de pneus Pirelli.

O Guri iniciou suas atividades em 1995, na Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, para atender a 180 crianças. Hoje são 110 em funcionamento em todas regiões do estado. Nada menos que 23 mil crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos recebem orientação musical. “O projeto busca desenvolver as habilidades e potencialidades de crianças e adolescentes de áreas culturalmente carentes através da música, que é um importante agente de fortalecimento na construção da cidadania”, explica Claudia Costin, Secretária de Estado da Cultura.

Além das comunidades onde está instalado, o Guri também atua num importante trabalho de reabilitação de internos da Febem. Neste ano, foram instaladas 77 unidades na instituição – 45 na capital e 32 no interior. A expansão se deve, em parte, à ação do empresário Antônio Ermírio de Moraes, que investiu na aquisição de instrumentos musicais para a criação desses pólos.

Dentre os prêmios que o Guri recebeu, destaca-se o Multicultural Estadão, em junho de 2000. No mesmo ano, o projeto participou do Encontro Internacional da Rede Global de Educação para a Paz, realizado na Universidade de Genebra, na Suíça, com a presença de 21 países.

O reconhecimento não foi menor nos anos seguintes. Em fevereiro de 2001, o Guri foi escolhido pelo Ministério da Educação para representar as crianças brasileiras na sessão especial da Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York. A implantação de duas unidades fora do Estado de São Paulo este ano coroa o êxito da iniciativa.

A seriedade com que o projeto vem sendo conduzido tem despertado a atenção de diversas empresas que patrocinam a criação de novos pólos. Dentre elas, destacam-se Telefônica, Companhia de Seguros do Estado de São Paulo, Porto Seguro, Pirelli e os Institutos Camargo Correa,Vivo e Votorantim, entre outros.

Sede do projeto Guri. R. Lubavitch, 64 – Bom Retiro. Tel. (11) 3361-7399
Na Internet: www.projetoguri.sp.gov.br

Da Secretaria da Cultura
C.A.