Incentivo: Produtores de banana atingidos pelas chuvas terão R$ 2,1 milhões de recursos

Os agricultores do Vale do Ribeira terão que apresentar as perdas mediante comprovação do laudo de vistoria

seg, 31/03/2003 - 16h18 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou, no último dia 28, durante o Fórum São Paulo: Governo Presente, em Registro, uma linha de financiamento especial para os produtores de banana do Vale do Ribeira.

Os recursos são de R$ 2,1 milhões, através do Feap (Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destinados aos produtores com renda bruta anual de até R$ 100 mil, e que tiveram suas lavouras prejudicadas pelas inundações provocadas pelas chuvas nos meses de janeiro e fevereiro de 2003.

Para ter acesso ao financiamento é preciso a apresentação das perdas mediante comprovação do laudo de vistoria técnica, emitido pelos técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

As inundações atingiram cerca de 305 propriedades rurais em uma área total de 4.580 hectares, causando um prejuízo de aproximadamente R$ 16,9 milhões. Cada bananicultor terá um financiamento de até R$ 30.850,00, com uma média de R$ 6.170,00, sendo possível a recuperação de 5 hectares. São 4 anos para pagar, inclusa a carência de 2 anos, com juros de 4% ao ano.

‘O Programa Emergencial ajuda os produtores em maiores dificuldades numa região onde a banana é responsável por 70% do valor da produção agropecuária’, afirmou o Secretário de Agricultura Duarte Nogueira. A produção de banana é responsável por 28 mil empregos diretos, cerca de 0,7 emprego por hectare.

Serão beneficiados os seguintes municípios: Barra do Turvo, Cajati, Cananéia, Eldorado, Iguape, Iporanga, Itariri, Jacupiranga, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu e Pedro Toledo.

Os produtores poderão saldar em 8 parcelas trimestrais ou 4 parcelas semestrais após o período de carência, de acordo com o projeto técnico, com garantia de no mínimo 150% do valor do financiamento, constituída de penhor e aval/hipoteca.

Da Secretaria da Agricultura
C.A